Em plena pandemia com milhares de pessoas morrendo todos os dias pelo mundo?? O Brasil precisa sim é investir mais na fabricação de vacinas contra a Covid 19 e a nova variante que vem por ai.
eles respondem
08/12/2021 18h22
O que seria investir na industrialização?

A industrialização ocorre através de diversas medidas que estimulam o consumo, a renda, e o empreendedorismo, coisa que o Brasil não vem fazendo há 40 anos.

É um país que não oferece aos investidores o mínimo de respaldo jurídico.

Segundo o portal do SENAI, o principal motivo para o atraso do Brasil é o "Custo Brasil", produzir algo no Brasil custa caro em comparação com nações desenvolvidas, e não apenas pela mão de obra cara e mal qualificada, mas por diversos empecilhos que o estado coloca que nos tira de um mercado competitivo.

A burocracia seguida de muitos impostos atrapalham bastante. Um investidor não vai querer colocar seu dinheiro no Brasil se pode fabricar algo pela metade do preço nos EUA ou na China, por exemplo.

Um brasileiro não vai impulsionar a indústria local com produtos ruins e caros, sendo que ele pode obter produtos similares a preços mais baixos, e de melhor qualidade na gringa.

A carga tributária brasileira é um dos mais altos do mundo, sendo que o Brasil é um país subdesenvolvido, qual é a lógica? Simples, porque o estado quer manter a sua mamata sem ser prejudicado.

Mas o que os impostos tem a ver? Tudo.

Se as empresas de um país conseguem vender produtos nacionais para a gringa mais barato do que é cobrado na gringa, esse país passa a ganhar mais dinheiro, isso ocorreu com os EUA e agora com a China.

Ai vem a sua pergunta, mas então por que kralhos o Brasil não baixa logo esse imposto, reduz as burocracias e abre o mercado?

Simples, LOBBY! O governo faz lobby com os grandes empresários do Brasil para que o mercado brasileiro continue pouco competitivo, mantendo os benefícios apenas para eles. Então o governo pode cobrar muito imposto da população, as empresas de fora tem dificuldade de vir pra cá, e as grandes nacionais monopolizam o mercado sem precisar trabalhar muito. É um arranjo perfeito!

Isso é um arranjo mercantilista.
08/12/2021 09h43
Simples! A China virou a fábrica da Terra, e o motivo principal foi fato do Ursinho Pooh ter colocado uma mão de obra quase escrava. No nosso caso não é fácil industrializar um país cheio de psicopatas no poder, teria de haver uma grande descentralização das empresas, para que o estado não interferisse tanto no processo de abertura de empresas e tornasse estes processos menos burocráticos, e se por um milagre isso acontecesse, nós não teríamos um número grande de técnicos altamente capacitados para suprir a demanda das mais diversas áreas.
anônimo
08/12/2021 18h24
O Brasil não precisa investir em industrialização e sim fazer o país virar um atrativo para indústrias e ser atrativo para as pessoas investirem em seus próprios negócios.
08/12/2021 08h55
Mucho caro.