Meu professor de filosofia introduziu esse assunto e a turma ficou discutindo qual importava mais, ou que a falta de um causava a dependência do outro. O que acham que importa mais e porquê?

elas perguntam
14 7
eles respondem
09/12/2021 11h53
Como posso ter liberdade sem ter vida? E a vida sem liberdade, é possível? Acho que nenhuma das opções são suportáveis para a natureza humana, onde fomos forjados com base no livre arbítrio. Ansiamos liberdade.
09/12/2021 11h54
A liberdade , pois sem ela eu tenho vida.
09/12/2021 11h55
Vc estuda em escola particular?
09/12/2021 13h46
Liberdade.
09/12/2021 13h53
Depende do contexto.
Se for a liberdade literal, eu já tive muitas conversas sobre esse tema. Se fosse na época da escravidão eu seria o escravo fujão. Iria ter minha liberdade ou morrer tentando.
anônimo
09/12/2021 13h45
Como eu posso viver sem liberdade como posso me sentir liberto sem vida?
09/12/2021 13h43
Minha vida, com regalias.
anônimo
09/12/2021 13h41
Oq importa é saber se tobey e andrew vão aparecer no filme
anônimo
09/12/2021 12h16
A vida,obvio.
Como vou ser livre se estiver morto???
09/12/2021 12h07
A vida, não existe liberdade
anônimo
09/12/2021 12h07
Liberdade.
Pq estar vivo n quer dizer q vc tem uma vida boa, as vezes a vida pode ser pior do que a morte.
Com a liberdade vc pode seguir seu próprio caminho sem q mandem em vc ou te escravizem atrás de ditaduras.

Um exemplo vc prefere a morte ou ser escravo ?
Vc prefere a morte ou viver na corea do norte ?
Para ambos eu prefiro a morte.
09/12/2021 12h03
Ambos eu acho. Se eu ficar em estado vegetativo, eu estarei vivo, mas presso aos aparelhos, o que é uma bosta.

E se eu tiver a liberdade para poder ir onde quiser, mas com expectativa de vida de 1 ano no máximo ou algumas horas, também vai ser uma bosta, mas certamente vou aproveitar mais do que se eu estivesse numa cama presso a aparelhos.

No final das contas, pensar nesses assuntos complexos da fome.
09/12/2021 12h03
Como pode-se ter liberdade sem a vida? E como pode-se viver sem liberdade? A liberdade necessariamente precisa da vida para existir, e a vida sem liberdade, não é vida, mas anti-vida, logo, a vida necessariamente também precisa da liberdade. Mas não acho que a liberdade seja algo absoluta categórica (ou você é livre ou não é) mas algo que se "ganha" ou "conquista" com o próprio esforço em sua liberdade, para ter mais liberdade ainda.
09/12/2021 11h57
Depende do contexto, essa abordagem pode ser totalmente distorcida para fins políticos, como nosso querido ministro da saúde antivax e candidato Queiroga
elas respondem
09/12/2021 12h16
N sei dizer, mas n gostaria de viver sem a liberdade
anônima
09/12/2021 12h02
A vida, a vida a cima de tudo é mais importante que a liberdade. Não se conquista a liberdade sem se ter uma vida, existem várias formas de se sentir " preso " ainda mais no mundo e na forma como nós humanos nos relacionamos uns com os outros, cada vez mais vamos evoluído, amadurecendo e descobrindo quais são os caminhos certos. Eu acredito que liberdade é uma coisa conquistável.

Só que isso tem a ver com um ponto de vista. A liberdade ou a vida ? Você foi foi sequestrado, você precisa fugir porque precisa ser liberto, mais como pretendo fazer isso ? Se você fugir você perde a vida caso seja pego, esse é um ponto de vista.
09/12/2021 12h00
Um depende do outro para existir.
anônima
09/12/2021 11h58
Liberdade, lógico.
anônima
09/12/2021 11h58
Sem vida não há liberdade e sem liberdade não há vida.
anônima
09/12/2021 11h51
A minha herança.