elas respondem
Sim, foi horrível, eu estava na fila da vacina, dai atrás de mim tinha um velho (branco) e um rapaz.
Dai um moço foi organizar a fila e quando chegou neles, o velho branco disse que o rapaz tinha furado a fila.
Eu estava na frente deles, mas se eu tivesse a certeza do que de fato aconteceu, eu teria partido pra cima. Fiquei muito triste pelo rapaz que teve que desistir da fila, injusto. Mas também tinha que ter alguém organizando aquela fila, vamos e venhamos.
Já presenciei alguns. Num que eu fiquei bem impressionada foi de uma moça numa loja(roupas).
Estava minha irmã e eu, qnd chegou duas moças uma era aparentemente parda e a outra negra. O habitual de alguns estabelecimentos é das funcionárias prestarem atendimento no caso de auxiliar algo específico, normal e isso ocorreu cmg e minha irmã e o mesmo com as duas moças. Contudo ambas dispensaram ajuda da funcionária, porém a funcionária deixou de observar a amiga mais clara e começou a perseguir a mocinha de pele preta, era visível o incômodo da moça. Sei que saímos da loja e não vi o desfecho disso.
Nessa situação ficou nítido que houve distinção: enquanto a outra não estava sendo observada de perto, sendo desrespeitada na sua vontade a outra estava sendo constrangida. Esse tipo de preconceito é velado, parece que não é mas fica caracterizado qnd esse tipo diferenciação ocorre no tratamento, nessa situação deveria ser igual.
Já sim, com a minha mãe. Veio uma senhora receber o dinheiro do queijo que tínhamos comprado, nisso a minha mãe saiu, minha mãe estava com roupa de ficar em casa mesmo, e foi lá pagar, aí a senhora falou "você poderia chamar a dona da casa" minha mãe ficou sem reação na hora, mas depois falou que ela era a dona da casa. A senhora ficou bem sem graça. Sorte da senhora que eu não estava perto.
Sim, eu era criança e estava na igreja, tinha a oração no final de pegar na mão e o menino com cara de nojo não quis segurar na minha mão, eu só tinha 9 anos :/
Outra foi uma professora insinuou que eu poderia roubar algo pq eu subi pra sala assim que o sinal bateu, e fiquei uns minutos sozinha sentada na minha carteira, eu tinha 7 anos
Outra foi na papelaria perto de casa a mulher pediu meu rg pra ver se era o mesmo do cartão de debito
Pior que já. Tem muita gente estúpida por aí.
Sim, disseram que meu cabelo e cheio e seco igual bucha
Já presenciei. Alguns meninos entraram no ônibus pulando a roleta e a mulher que estava ao meu lado disse baixinho "tinha que ser um bando de preto". Eu olhei e a encarei, me arrependo amargamente de não ter dito nada. Eu tinha uns 15 anos.