Como foi?

eles perguntam
11 10
elas respondem
anônima
16/12/2021 14h34
Sim, foi horrível, eu estava na fila da vacina, dai atrás de mim tinha um velho (branco) e um rapaz.
Dai um moço foi organizar a fila e quando chegou neles, o velho branco disse que o rapaz tinha furado a fila.
Eu estava na frente deles, mas se eu tivesse a certeza do que de fato aconteceu, eu teria partido pra cima. Fiquei muito triste pelo rapaz que teve que desistir da fila, injusto. Mas também tinha que ter alguém organizando aquela fila, vamos e venhamos.
16/12/2021 14h52
Já presenciei alguns. Num que eu fiquei bem impressionada foi de uma moça numa loja(roupas).
Estava minha irmã e eu, qnd chegou duas moças uma era aparentemente parda e a outra negra. O habitual de alguns estabelecimentos é das funcionárias prestarem atendimento no caso de auxiliar algo específico, normal e isso ocorreu cmg e minha irmã e o mesmo com as duas moças. Contudo ambas dispensaram ajuda da funcionária, porém a funcionária deixou de observar a amiga mais clara e começou a perseguir a mocinha de pele preta, era visível o incômodo da moça. Sei que saímos da loja e não vi o desfecho disso.
Nessa situação ficou nítido que houve distinção: enquanto a outra não estava sendo observada de perto, sendo desrespeitada na sua vontade a outra estava sendo constrangida. Esse tipo de preconceito é velado, parece que não é mas fica caracterizado qnd esse tipo diferenciação ocorre no tratamento, nessa situação deveria ser igual.
16/12/2021 17h27
Já sim, com a minha mãe. Veio uma senhora receber o dinheiro do queijo que tínhamos comprado, nisso a minha mãe saiu, minha mãe estava com roupa de ficar em casa mesmo, e foi lá pagar, aí a senhora falou "você poderia chamar a dona da casa" minha mãe ficou sem reação na hora, mas depois falou que ela era a dona da casa. A senhora ficou bem sem graça. Sorte da senhora que eu não estava perto.
anônima
16/12/2021 15h12
Sim, eu era criança e estava na igreja, tinha a oração no final de pegar na mão e o menino com cara de nojo não quis segurar na minha mão, eu só tinha 9 anos :/
Outra foi uma professora insinuou que eu poderia roubar algo pq eu subi pra sala assim que o sinal bateu, e fiquei uns minutos sozinha sentada na minha carteira, eu tinha 7 anos
Outra foi na papelaria perto de casa a mulher pediu meu rg pra ver se era o mesmo do cartão de debito
16/12/2021 15h04
Já sim.
16/12/2021 15h06
Já sofri. Horrível.
anônima
16/12/2021 15h28
Vários Kkkkkkk
anônima
16/12/2021 17h28
Não e não
anônima
16/12/2021 19h17
Pior que já. Tem muita gente estúpida por aí.
24/12/2021 20h27
Sim, disseram que meu cabelo e cheio e seco igual bucha
24/12/2021 20h30
Já presenciei. Alguns meninos entraram no ônibus pulando a roleta e a mulher que estava ao meu lado disse baixinho "tinha que ser um bando de preto". Eu olhei e a encarei, me arrependo amargamente de não ter dito nada. Eu tinha uns 15 anos.
eles respondem
16/12/2021 15h26
Já.
Da ultima vez faz uns 2 anos e quase saí na porrada com o cara.
anônimo
16/12/2021 14h58
Nunca presenciei esses momentos, pelo bem da minha saúde mental
anônimo
16/12/2021 14h47
não, eu sou branco e só conheço gente branca
16/12/2021 14h30
Existe racismo no Brasil?
anônimo
16/12/2021 14h46
Não
16/12/2021 17h29
Já mas quem tava racizando era o próprio negro das 3 vezes
anônimo
16/12/2021 19h12
Ñ sofri ainda.
16/12/2021 19h19
já com um haitiano