Tem alguma história por de trás deste ditado?

eles perguntam
1 3
elas respondem
21/12/2021 12h43
Sei não. Mas deve ter influência satânica nisso aí.
eles respondem
anônimo
21/12/2021 12h48
"Quando a esmola é muita, o pobre desconfia! É esse o ditado, é "o pobre" é não "o santo". Noutros tempos era comum que pessoas muito pobres pedissem, nas ruas e às portas dos mais abastados, uma "esmola, por Deus". Recebiam geralmente alguma coisa para comer ou uns trocados, pouco dinheiro, e era a isso que estavam habituados. Se alguém dava muita coisa ou muito dinheiro, o pobre desconfiava que a troco dessa grande esmola, viesse alguma outra coisa menos agradável."

https://pt.quora.com/O-que-significa-o-dito-popular-Quando-a-esmola-é-muita-o-santo-desconfia?share=1
21/12/2021 12h51
Origem desconhecida.
21/12/2021 12h57
Fui eu que inventei.