Tem uma casa na esquina da minha rua que já está abandonada a mais de dez anos, tá caindo aos pedaços, a grama tá super alta enfim... Se alguém tomar posse dela é considerado crime?
P. S: Não sou eu que quero é apenas uma pergunta.

elas perguntam
9 8
eles respondem
24/12/2021 13h33
O imóvel pode estar um lixo, mas se o dono ainda paga IPTU regularmente então não está abandonado. A primeira coisa a se observar é isso. E são anos para que o invasor tenha direito ao usucapião, nesse meio tempo é claro que o dono irá pedir a reintegração de posse. Acredite, se estiver vivo ele vai pedir.
anônimo
24/12/2021 14h15
Se ninguém sabe o paradeiro do dono ou dos donos, se não paga nem IPTU, é considerado abandonado e é possível invadir, fazendo alguma obra no imóvel de caráter produtivo o tempo de usucapião extraordinária reduz de 15 para 10 anos, 10 anos após a invasão e o dono não apareceu, já é considerado como usucapião extraordinária, se nesse período de moradia de 10 anos o dono não tomou nenhuma medida para recuperar o imóvel dele ele se torna seu e é Obrigação sua regularizar como seu (se você não tem outro imóvel e usa o invadido apenas como moradia). Já se o dono paga IPTU, pode estar só o matagal, o imóvel é dele. Se você invadir, ele pode solicitar reintegração e com certeza ele vai conseguir de volta tranquilamente.. Independente do caso, é possível que o dono reivindique seu imóvel de volta por vias judiciais e no final das contas é apenas a interpretação do juiz analisando caso a caso.

resumindo; o imóvel pode estar abandonado por muitos anos, se você invadir, e durante esses 10 anos o dono aparecer, você terá que desocupar. Se você já tiver um imóvel não vai conseguir nada.
anônimo
24/12/2021 13h23
Vc tá fazendo campanha pro Boulos
24/12/2021 13h27
Cai pra dentro e para de mimimi.
Quem quer invadir num fica perguntando não.
Só vai e foda.se
anônimo
24/12/2021 13h27
Segundo a constituição não é, e é ela que determina as leis não o achismo de canalhas. Na verdade ocupar imóveis ociosos é fazer cumprir a lei.
anônimo
24/12/2021 14h16
Se tiverem pagando os impostos é crime se não tiverem e você pagar os impostos e morar lá por um período, acredito que você possa pedir a posse da casa.
24/12/2021 14h35
De acordo com certos políticos, não
24/12/2021 18h43
Não, só vai ser despejado quando o detentor das terras contestar invasão de território. Será levada à corte britânica, então a rainha decidirá o teu destino. Ouvi dizer que a velha não é muito piedosa...
24/12/2021 20h30
Depende, tem o negócio de usucapião(não sei explicar bem como funciona, mas se for nesse caso não se torna crime pq vc entrou, fez as coisas q quis(tipo reformar), ninguém falou nada…ai vc meio q vira o proprietário de vdd
elas respondem
anônima
24/12/2021 13h43
O imovel pode ter dono sim e estar em litigio. No que alguem invadir, com certeza logo vai aparecer a policia. Na melhor das hipoteses vai entrar com reintegração de posse e tirar o invasor do local, numa boa ou a base de policia mesmo.

Tipo de coisa que não vale a pena e a posse o invasor so teria após muitos anos atraves de usucapião, até lá já foi expulso do local. Em resumo, nem vale a pena entrar num imovel assim.
24/12/2021 13h23
Com certeza moço
anônima
24/12/2021 13h22
Sim!
anônima
24/12/2021 14h07
Dá o direito a usucapião.
anônima
24/12/2021 14h48
Sim, a menos que vc vá atrás dos documentos né... Agr simplesmente pegar e começar a morar nela, é obv que vai dar ruim.
anônima
24/12/2021 19h51
Não se você cuidar da casa por 5 anos e ela estiver bem conservada, você pode conseguir por usucapião
anônima
24/12/2021 20h06
Se o imóvel não tiver uso social, ou seja, não estiver morando ninguém pode ocupar sim e não sou eu quem diz e sim os artigos 5 e 170 da constituição federal.
Toda propriedade tem que ter algum uso, seja para moradia, produção ou qualquer coisa que traga benefícios para a sociedade.