Nenhum historiador contemporâneo a Jesus, absolutamente nenhum, fala sobre ele. Vocês não acham isso estranho? Nada mencionam sobre Jesus, os Manuscritos do Mar Morto (Qumran), o filósofo judeu Filon de Alexandria nascido no ano 25 a.C e falecido em 50 d.C, o historiador Justo de Tiberíades contemporâneo e conterrâneo de Jesus, Diodoro de Sicília, Plutarco, Epicteto, Sêneca, Marcial entre outros escritores do século 1º. Nenhum deles cita Jesus.

Cleópatra viveu quase 40 anos antes de Jesus e os historiadores da época relatam inclusive sobre sua personalidade. Agora me diz, como pode um sujeito que deu visão a cegos, curou leprosos, aleijados, andou sob as águas, transformou água em vinho, isso tudo na frente de várias pessoas, e não ter nenhum escritor da época falando dele? é curioso o fato de que Filon de Alexandria um dos maiores estudiosos da cultura judaica nunca ter citado Jesus.

eles perguntam
2 9
elas respondem
25/12/2021 03h24
Os milagres de Jesus são vistos até hoje.
anônima
25/12/2021 11h02
Tem duas hipóteses:
1- Ou alguém queria apagar o Jesus histórico da história, por que tem algo que inclusive os religiosos não querem que a massa popular saiba.
2- Realmente, Jesus nunca existiu e foi usado para manipular massa de manobra.

Se ele realmente existiu, vendo tudo o que ele pregou de verdade, acho que até o vaticano esconderiam fatos sobre Jesus. Imagine o quanto ele seria contra o acúmulo de ouro da igreja.
eles respondem
anônimo
25/12/2021 01h47
Leia as cartas de Paulo que falavam sobre Jesus ser o Messias. Paulo foi perseguido por falar que Jesus era o filho de Deus, mas nunca foi perseguido por estar contando uma mentira. Só pelo fato de ninguém ter questionado a existência de Jesus, sobre Paulo estar contando mentiras e inventando um homem que nunca existiu é uma forte evidência. Os estudiosos consideram que as chances de a pessoa Jesus ter existido são muito grandes.
anônimo
25/12/2021 01h41
Também não sei ao certo.
25/12/2021 10h54
É uma invenção.
Parece que Flávio Josefo é o que relata algo mais próximo.
Deixa Jesus em paz. O cara não tem descanso nem no próprio aniversário.
25/12/2021 01h42
Cara, Cristo é uma obra de ficção. Nada na Bíblia é original, Gênesis por exemplo vêm dos mitos Sumérios. Nem o nome "Deus" é original
25/12/2021 03h31
Pelo o que é contado, Jesus foi expurgado por todo mundo, ele foi humilhado por pregar a verdade, o amor e a caridade a um mundo que detesta tudo isso.

Imagine só, o seu próprio povo preferiu libertar um criminoso do que Jesus.

O povo não aceita a verdade nem que a verdade seja lhe apresentada.

É igual quando alguém te diz algo bizarro e você não quer acreditar.

Eu acho que os Judeus da época ficaram tão envergonhados de Cristo que tentaram esconder qualquer traço de sua existência.

Outra coisa que é dita também, é que Jesus era um homem muito pacato e humilde, ele recusava a fama e o luxo, então só fazia as pregações e milagres em frente a pequenos grupos, ele só foi ficar verdadeiramente famoso depois da crucificação e da pregação dos apóstolos.

Sem querer ser chato, mas há muitas coisas sobre a Cleópatra inventadas ou deturpadas, ngm sabe ao certo como foi a vida dela, há muitas controvérsias.

Estudos recentes, por exemplo, mostram que a beleza de cleópatra era bem mediana, diferente do que é contado em filmes.
25/12/2021 01h41
Também não sei ao certo.
25/12/2021 11h05
Há diferenças entre o Jesus histórico do Jesus que é pregado pelas igrejas, mas que ele existiu é praticamente consenso.
anônimo
25/12/2021 11h11
A existência de Jesus é consenso entre os historiadores.
"Há também relatos não cristãos, como os do historiador judeu Flavio Josefo e do romano Tácito. Mas o que garante que tudo isso não foi inventado? Bom, Jesus morreu por volta de 30 d.C. Se Paulo, Marcos e outros tivessem inventado a figura de Jesus e as histórias nas quais ele se meteu, inclusive com gente importante, ninguém teria acreditado. E o relato dificilmente teria chegado até hoje."

https://www.google.com/amp/s/super.abril.com.br/coluna/oraculo/jesus-existiu-ha-alguma-prova-real-cientifica-ou-historica-disso/amp/
17/04/2022 12h57
Provavelmente ele existiu, porque é estranho Paulo falar de alguém que nunca existiu e conseguir um monte de seguidores.

Além do mais, curandeiro era coisa normal da época, não era só Jesus que tinha esses poderes, vários "messias" adquiriam alguns seguidores e as pessoas iam espalhando histórias sobre eles, e como acontece no jogo de telefone, essas histórias adquirem proporções surreais, não é só Jesus que tem o conto de morrer pelos pecadores por exemplo.

Aliás, o cristianismo no início nunca foi uma religião uniforme, existiam várias vertentes, uns falavam que existiam 365 deuses, com Jesus sendo um deles, outros falavam que o deus do AT era maligno e que Jesus veio pra nos salvar desse cara, era uma bagunça, fácil isso acontecer num mundo sem câmeras, os evangelhos são apenas a documentação dessas histórias em formato escrito, pra tentar organizar melhor a religião, distinguir o que é real ou não é difícil, mas dizer que ele nunca existiu gera mais questões do que respostas.