Por conta do estado gigante em todas as áreas de uma nação, tudo no estado, nada contra o estado e nada fora do Estado, embora, esse lema do fascismo na Itália que na Alemanha era o nazismo com frequentes atrocidades ocorridas.
A esquerda progressista tem por coincidência acreditar em um Estado grande. Para a nação por isso é atribuído o rótulo de nazismo de esquerda
Nazismo é de terceira posição, Hitler era anti marxista e anti liberal, ele odiava ambos, pergunta pra qualquer neo n4zi ele vai responder mais ou menos assim.
Porque realmente começou como uma variante de um movimento populista com amplo respaldo das camadas mais pobres e dos proletários campesinos. A dicotomia entre facismo/comunismo só vai começar a ganhar relevância no pré/durante/ pós 2 guerra mundial, em que ambas ideologias competiam pela supremacia global para qual seria a ideologia de oposição ao liberalismo burguês que tinha sido implantando pelas revoluções liberais do séc 19. Inclusive recordo que o partido do Hitler se chamava NAZI (acrônimo em alemão para nacional socialismo)
Acho que por causa do nome Partido Nacional- Socialista dos Trabalhadores Alemães. Mas só o nome não indica muita coisa. De qualquer jeito parece que o nazismo não se identificava nem com o capitalismo e nem com o comunismo, mas com o racismo. Tanto que ele foi enfrentado por uma união entre capitalistas e comunistas.