Apesar de serem ibéricos , porém a Espanha ajudou na fundação de Portugal houve mistura de povos alguns já não existem alguns ainda vivem um exemplo é a Catalunha onde há um idioma próprio sem ser o espanhol, Portugal conquistou seu espaço na península Ibérica e desde então são distintos dos espanhóis.
anônimo
27/12/2021 17h01
Pesquisa no Google
27/12/2021 18h06
Porque não querem.
anônimo
27/12/2021 19h17
O Império Romano acabou e deixou o latim na Ibéria, mas obviamente a língua muda e se adapta em regiões diferentes, e a Ibéria foi invadida em 711 por mouros que conquistaram até o norte de toda a península, então as línguas se espalham do norte para o sul, durante a Reconquista. E por Portugal ser um país pequeno só o galaico-português que foi descendo da Galícia ao Algarve, e o que hoje é o território espanhol é muito grande comparado com Portugal, então surgiram outras línguas ali, igual o basco, o galego, o aragonês, o catalão, o leonês, e o castelhano(que se tornou língua oficial da Espanha).

Espero ter dado pra entender :D
anônimo
27/12/2021 19h24
Pq português se fala em Portugal
E espanhol se fala na Espanha
anônimo
27/12/2021 19h26
E por que falam francês na França?