Não é bem assim.

Nosso petróleo é "grosso", e o usado para combustíveis é o "fino", então precisaríamos de refinarias para poder refinar isso, mas as que temos não dão conta do recado, então temos que importar grande parte, o que impacta diretamente no preço.

Então nós exportamos o "grosso" e importamos o "fino", dai sim, este, conseguimos utilizar como combustível.

Tudo isso é negociado em dólar no mercado externo, ou seja, o preço do real em relação ao dólar impacta diretamente nas nossas exportações e importações, e isso geralmente tem pontos negativos para nós, já que somos dependentes de várias coisas lá de fora.
anônimo
28/12/2021 01h47
O Brasil é de primeiro mundo