No Brasil é complicado e, por outro lado, faz sentido e...isto acontece com homens e mulheres!
Existem programas para auxiliarem pessoas com necessidades especiais que, deveriam estar encostadas ou aposentadas (dependendo da situação), pois, em nosso país, até estar em estado vegetativo é apto para o trabalho.
Muitos lugares preferem amizades em detrimento ao profissionalismo...se for amigo dos patrões ou aquele que vigia a vida dos funcionários para o chefe, não precisa nem trabalhar direito.
Ser honesto demais pode ser visto como defeito, pois, precisam de pessoas leais que façam coisas erradas...basta ver como são os funcionários das telefonias, pois, eles nunca estão lá para falar a verdade ou ajudar a resolver problemas! (Alguns ajudam!)
Se o patrão tiver uma esposa ciumenta, mulheres podem ter problemas para serem empregadas, inclusive, podem ser demitidas por um puro capricho baseado em inseguranças, mas, alguns casos, as patroas possuem muita razão.
Mulheres bonitas podem ter portas abertas ou fechadas se não aceitarem assédios, em alguns casos.
Pessoas que conhecem os seus direitos e, lutam por eles, costumam ser rejeitados, pois, os próprios amigos sabem que os patrões vão tentar explorar e, não querem estar no meio entre eles... Pode sobrar para quem indicou o bom funcionário que não aceita ser injustiçado!
Se a pessoa for muito competente e estudada, os patrões julgam que, logo, irão perdem um funcionário quando surgir um emprego que pague mais.
Gerentes temem contratar alguém mais competentes que ele, pois, acreditam que podem ser substituídos.
Funcionários que se julgam inferiores jamais vão indicar alguém que é melhor, pois, teriam que trabalhar mais ou poderiam perdem o emprego.