2.21K  31/01/2022 00h58

Eu inicialmente achava até estranho a marca mostrando um açaí amarelo-alaranjado em vez de roxo. Descobri então que se trata de um Sol.

Com um fundador que é descendente de japoneses, Rodolfo Junji Nagai, Assaí origina-se do japonês asahi 朝日, que significa "sol nascente".

http://www.orusbrasil.com.br/index.php/noticias-interna/-fundador-da-rede-assai-volta-para-o-supermercado-225

"Uma parada na feira para comer pastel, logo após um baile, mudou definitivamente o rumo da vida do empresário Rodolfo Jungi Nagai. Naquela madrugada, ele voltou para casa pensando na provocação feita pelos amigos feirantes. "Você não faz nada o dia inteiro, Rodolfo. Por que não trabalha um pouco e começa a comprar farinha para a gente?", diziam.
Nagai, então com 19 anos, topou a ideia e iniciou um negócio de venda de farinha para bancas de pastel em São Paulo. Surgia assim, no início dos anos 70, o embrião da rede atacadista Assaí, que chegou a 30 lojas em 2007, quando o Grupo Pão de Açúcar comprou 60% da empresa por R$ 208 milhões. Dois anos depois, o grupo adquiriu o restante, por mais R$ 175 milhões. Desde então, Nagai esteve afastado do varejo.
Mas agora, passado o prazo de dois anos da cláusula de não competição - que impede o vendedor de concorrer diretamente com o comprador -, o empresário está de volta ao jogo".

Existe também um município no Paraná chamado "Assaí".

eles perguntam
1 2
elas respondem
anônima
14/01/2022 00h01
Depois dessa, suspende a cura do cancêr.
eles respondem
anônimo
31/01/2022 00h58
Não
14/01/2022 00h14
Asahi
Sol da manhã .

Pronuncia correta: Assaarri