Teve um cara aqui na minha cidade que estuprou duas mulheres, a policia civil divulgou o retrato falado dele e tá sendo bastante compartilhado, a questão é. Qual é a eficácia do retrato falado? Quais as chances de isso dar uma merda e uma pessoa ser confundida? Imagina sai um retrato falado, fica famoso e divulgado na sua cidade, e o cara é parecido com você? Eu ficaria com um medo desgraçado de sair na rua e ser linchado. Ainda mais com o risco das falsas memórias (existem estudos sobre isso)

Na hora que eu vi isso eu já pensei nas possibilidades de dar merda, achei até uma artigo muito interessante sobre isso, não vou resumir o texto mas comentar as conclusões

1-Existe a possibilidade de ao narrar o retrato falado a pessoa estar acessando falsas memórias;
2-O retrato falado deve servir para a polícia investigar;
Redes Sociais estão se tornando o novo tribunal de Inquisição e onde injustiças, crimes e incentivos para crimes acontecem;
3-E por fim, mas não menos importante, é preciso tomar cuidado com as aparências, pois elas enganam e um dia você pode ser confundido com outro alguém e sofrer as dores de ter que provar que não fez o que dizem que você fez e, depois de provar inocência, viver com as duras marcas dos estragos feitos.

Divulgar um retrato falado é ou não é um despreparo da Polícia? o que você acha?

eles perguntam
2 3
elas respondem
14/01/2022 18h13
Acredito que sim.
anônima
14/01/2022 18h22
Olhando os seus argumentos, realmente parece algo ineficaz
eles respondem
14/01/2022 18h20
Sim, fonte mais confiável é impossível.
anônimo
14/01/2022 18h29
Isso é desumano, nessa época que retrato falado era a única prova, o mundo era basicamente apontar o dedo prendeu. É óbvio que retrato falado é importante para a identificação mas eu não concordo em ser a única coisa, vários valores éticos podem ser usados na hora de fazer um reconhecimento por retrato falado. Imagina um racista fazendo reconhecimento de um retratado falado.