Uma tia minha caiu num golpe dum fake do Facebook e mandou uma certa quantia em dinheiro pro golpista. A quantia não é pequena e o cara não é brasileiro será que compensa denunciar? Qual autoridade procurar?

elas perguntam
9 4
eles respondem
anônimo
20/01/2022 12h29
Claro que ajuda, tem que alertar pra polícia, tem uma boa possibilidade do tal golpista já ter feito com várias pessoas.
anônimo
20/01/2022 12h30
Aí deu muito problema, primeiro passo é fazer um boletim de ocorrencia. Lá você pede uma orientação, se for no Procon os caras não vão comparecer e eles vão te orientar com papelada pra entrar na justiça.
anônimo
20/01/2022 12h35
Policia civil
Estelionato
anônimo
20/01/2022 12h39
A internet é uma maldição pra algumas pessoas. Pqp
20/01/2022 14h08
Compensa denunciar sim! É fundamental que as autoridades tenham conhecimento do ocorrido, visto que pode se tratar de quadrilha.
Você deve procurar uma Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. Pesquisando na Internet você pode se informar sobre a mais próxima de você.
20/01/2022 14h23
A primeira coisa que você tem que fazer é um boletim de ocorrência. Você pode ir até uma delegacia ou fazer virtualmente...
20/01/2022 12h32
Se não mandou dados pessoais nem nada, só o dinheiro, acho perda de tempo chamar a policia, não vai ter como localizar ele, não vão abrir uma super investigação porque sua tia caiu em um golpe.
anônimo
20/01/2022 12h40
De que forma ela transferiu dinheiro? Qual o meio?
elas respondem
20/01/2022 12h32
Certeza que é coisa do tal golpe da Nigéria!!
Foi golpe de namoro virtual?
Olha moça, se for nem compensa. Muitos nigerianos vivem disso e mesmo que consiga denunciar, não vai dar em nada. Mesmo que aceitem a denúncia quando o inquérito chegar lá vão simplesmente ignorar, por ser um meio comum de ganhar dinheiro na Nigéria... O que tem de página e vídeos no Youtube alertando, não é brincadeira. Sinto muito e espero que sua tia se recupere logo e tenha mais cuidado
anônima
20/01/2022 14h19
Policia Federal, compensa sim, eles tem um setor de informatica.
anônima
20/01/2022 14h20
Ele deve ser brasileiro sim, pq um gringo ia aplicar golpe numa moeda tão desvalorizada? Denúncia pro banco a conta onde o dinheiro foi depositado
anônima
20/01/2022 14h44
No máximo eu faria um post no Facebook pra expor a situação, de resto não vale a pena denunciar.