Pra ter um bom amigo é preciso ser um bom amigo.
Educação e respeito criam empatia com as pessoas ao seu redor. Galera da facul, trabalho, vizinhos. Muitos são estressados e fechados pela rotina. Convide pra um happy hour, ou fazer um churrascão com piscina. Compre um bolo, ofereça um café. Poucas coisas quebram o gelo e são tão agradáveis quanto oferecer comida.
Não faz faculdade e trabalha em casa? Procure algum curso de algo do seu interesse. Culinária, pintura, música. Procure frequentar lugares com pessoas de gostos semelhantes. Estádio ou bar da torcida do seu time, lojas de disco e instrumentos caso seja músico etc. Tenha hobbies e saia de casa. Entre numa academia, aula de natação ou arte marcial. Vá jogar bola com o pessoal na quadra, entre num grupo da galera da pedalada ou corrida da sua cidade. Vá jogar um dominó ou baralho com a galera do boteco.
Pronto, achou pessoas. Se enturmar é outra história. Ninguém quer um cara chorão, reclamão, esquisito por perto. Tenha um papo agradável e descontraído. Em suma, energia leve. Saiba fazer conversas. Crie laços com certos lugares e conheça os funcionários, eles serão seus colegas e quem sabe algum vire seu amigo.
Depois de adulto, costumamos fazer amigos por tabela. Marido, irmão ou amigo de uma colega de trabalho, por exemplo. Sempre vá às confraternizações, aniversários, casamento etc que for convidado.
Resumindo, seja um bom amigo para saber fazer bons amigos quando tiver a chance.