Digo, como você diferencia esse gostar "normal" de algo que pode ter uma raiz um pouco problemática, como baixa auto estima ou necessidade de aprovação?

reparei que gosto muito quando elogiam meu jeito/personalidade, como em dias de aniversário, por exemplo, principalmente quando é algo que não se nota muito. Tava aqui pensando se isso meu de gostar muito pode ser normal ou se talvez por algum motivo eu sinta necessidade de ser afirmada, seja por baixa autoestima ou outra coisa.

elas perguntam
6 1
eles respondem
anônimo
25/01/2022 18h39
Todos nós buscamos aprovação, o que até certo grau é saudável.

O problema começa quando o valor que damos a nós mesmos depende da aprovação dos outros.

Deixar de fazer algo com medo de desagradar; omitir nossa opinião; fingir ser o que não é, projetando a ideia que achamos que os outros procuram etc.
25/01/2022 18h46
Pela dependência. Uma coisa é gostar do elogio, o que é normal. E outra é depender do elogio. Por exemplo... Se uma pessoa espera outra falar que ela tá bem arrumada para poder ir na rua, isso mostra uma dependência. Porque a própria pessoa em si sendo adulta é capaz de estimar se está boa pra ir na rua ou não. As crianças dependem da aprovação do pai, da mãe ou de outra pessoa, porque elas ainda não são capazes de se autoavaliarem, elas ainda não desenvolveram bem a autoestima. Por isso é normal as crianças dependerem de uma opinião alheia. Já o adulto em tese já tem a capacidade de ter autoestima e portanto de não ficar dependente de uma opinião alheia. Se o adulto tem dificuldade, então é bom ele procurar um psicólogo.
25/01/2022 17h29
Poots, essa não poderei te ajudar.
25/01/2022 18h12
pelo que eu pude entender, você tem baixa alto estima.
anônimo
25/01/2022 17h31
Fofurinha, vc ainda existe aqui ;)
elas respondem
25/01/2022 17h31
Sua pergunta seria a seguinte: como sei q gosto do elogio de maneira saudável ou por ser cante. Seria isso?