acho que hoje não vale mto a pena, a não ser que vc tenha uns bons contatos, e se empenhe bastante, a melhor coisa do direito é vc fzr concurso público pq paga muito bem
mas na maioria dos concursos é preciso uns dois anos advogando
Acho que vale sim.
Tenho dois vizinhos que são pobres, não tinham dinheiro pra montar escritório e mesmo assim estão de boa na vida. Um deles comprou até uma Hilux recentemente.
Se vc for bom profissional, trabalho e oportunidades não faltam.
Não é tudo isso, não, só concursado.
E se não passar na oab e no concurso você vira Uber.
Porque o mercado tá saturado.
Sei pelos os meus tios e primas, a maioria virou Uber e a que passou na oab tá saindo da profissão. E quer virar psicóloga.
Ou seja 5 anos perdidos.
Mas na prática funciona assim, no primeiro ano vai ser bem perrengue mesmo, no segundo em diante já vai ficar melhor, procura fazer uma sociedade/abrir teu escritório, ficar autônomo por aí vai ser difícil ter melhores ganhos, os ganhos também é assim: tem causas que tu vai ganhar muito e outras não, não é uma renda fixa/certa, tipo pode acontecer de em um mês tu ganhar muito (ex: 10k só em uma causa trabalhista) e em outro pouco.
Edit. Outra coisa MUITO importante, clientes, tem que saber fazer a tua clientela.
Por isso o primeiro ano é tão perrengue porque tu ainda não tem clientes suficientes pra te indicarem pra outros futuros clientes, tu vai ter que focar muito nisso daqui, é o mais importante.
E falando da causa trabalhista lembrei que também depende da área que tu vai se especializar (inclusive já pensa numa pós), por exemplo, trabalhista é ótima, teve a reforma da previdência e pipipi popó, direito tributário, já criminal é bem complicado pela competitividade e é difícil ganhar novos clientes por meio dos antigos, civil é muito pouco os rendimentos.
Isso é muito relativo. Depende se você vai advogar por conta própria, ou seja, ter seu próprio escritório, se vai trabalhar em um escritório já estabelecido, em uma empresa, etc. E também dependerá da sua especialidade: civil, criminal, trabalhista, etc. Mas, formado em Direito, você poderá prestar concurso para delegado, promotor e juiz.