Não pode ter empresa, não pode ser MEI...

elas perguntam
6 1
eles respondem
04/02/2022 16h39
Você trabalha?
04/02/2022 16h39
Acho certo, aí não vão poder sugar o governo enquanto lucram com seus negócios. Fair enough.
04/02/2022 16h40
Correto. Mas, eles vão lá e colocam no nome dos filhos ou parentes.
anônimo
04/02/2022 16h40
De certa forma acho bom, pra dar mais chances pros pobres, pq o cara q já tem empresa muitas vezes já ganha muito.

Mas tem o lado ruim disso tb
04/02/2022 16h41
Acho legal
anônimo
04/02/2022 16h43
cnpj é só pra quem é dono do seu próprio estabelecimento.
exemplo: dono de oficina, barbeiro, cabeleireiro, comerciantes
elas respondem
04/02/2022 16h42
Também não podem fazer entrega no Mercado Livre nem revender Avon.

Eu acho uma lei ultrapassada. Se o cara for trabalhar fora do horário de expediente na lanchonete que abriu na garagem etc, não vejo problema algum. O que não pode é haver conflito de interesse e sobreposição de carga horária. Essa lei obriga o indivíduo a colocar a empresa no nome de um laranja.

É melhor permitir o funcionário público ter CNPJ e proibí-lo de vender para a Administração Pública do que incentivar o uso de um laranja prestando serviço para a própria Adm. legalmente. Haveria maior controle fiscal, se houvesse liberação regulamentada do CPF, coisa que alguns estados e municípios já permitem.

Se o cara ganha muito dinheiro no privado, pede até as contas. Dizem que o Dalanhol pediu exoneração porque ganha uma nota no cursinho anti-corrupção. Tenho visto uns delegados e auditores no Youtube com milhões de visualizações.