Faz sentido ou não faz ?

eles perguntam
8 9
elas respondem
anônima
10/06/2022 22h50
N sei.
anônima
05/02/2022 23h56
Aí ai
anônima
05/02/2022 23h54
Sim, mas talvez quem criou a expressão deveria ter usado o complemento reverso, o bem na regra do mal ou mau kkk.
05/02/2022 23h51
Bom faz sentido
anônima
05/02/2022 23h37
Quando não tem nada pra fazer:
anônima
05/02/2022 23h20
Hahaha
anônima
05/02/2022 22h43
Entendi foi nada
anônima
05/02/2022 23h11
Não, pq assombrada não é algo bom
eles respondem
anônimo
05/02/2022 23h19
Pior que eu já tinha ouvido essa piada, só não sei onde e de quem
05/02/2022 23h17
Vc roubou essa piada do Tio Spooky? Kkkk

Ele q fala isso toda vez
05/02/2022 22h59
Significa que tem pouca sombra
anônimo
05/02/2022 22h55
Referindo-se a lugar onde se manifestam espíritos e espectros, mal assombrado parece ser a expressão mais antiga: aparece já no final do século XVIII, enquanto assombrado só consigo encontrar já no século XX. Mal assombrado parece ser exclusivamente brasileiro, e há a possibilidade de também assombrado ter surgido primeiro no Brasil e só depois passar a Portugal.

As duas expressões vêm de sombra. Possivelmente por os cavalos se assustarem com sombras (Houaiss, Lisboa 2003), surgiu assombrar(-se) e, correspondentemente, assombrado com o significado de ‘assustado’, ‘aterrado’, nomeadamente, ‘aterrado como visões e aparições do demónio’, ‘sob a influência do demónio’, ‘molestado, atormentado’ (por algo mau). A nossa aceção de assombrado poderia facilmente vir daqui. Foi também daqui que veio o sentido ‘espantado, pasmado, maravilhado’ que assombrado mantém hoje (Aulete 4)

Paralelamente surgiu bem assombrado e mal assombrado. Um significava ‘bonito’, ‘com aspeto agradável’, ‘alegre’, ‘promissor’; o outro, o oposto: ‘feio’, ‘medonho’, ‘com mau aspeto’, ‘que inspira apreensão, medo’, ‘desgraçado’.

Parece-me que foi do cruzamento deste mal assombrado e de assombrado no sentido de ‘atormentado, molestado’ (por algo mau) que surgiu o mal assombrado no sentido de ‘frequentado por espíritos’ (passrei a referir-me a esta aceção por o nosso mal assombrado). Este sentido aparece explicitamente pela primeira vez no Google Books em 1789, no dicionário de Moraes Silva (MS 1789), no verbete assombrado (grafia original em todas as citações):

§ Casas mal assombradas , as que se dizem frequentadas de espiritos.
anônimo
05/02/2022 22h47
Kkkkkkkkkk
05/02/2022 22h44
nao, pq fantasmas nao fazem nadinha rs, eles so tao la pq nao tem ngm rs, quem for la eles continuam sem fazer nada, se alguem morar eles vao manter la e nao vao fazer absolutamente nada, nem mesmo mecher panelas pratos etc, ou seja fantasmas nao servem pra nada nem mesmo pra existir kkk
05/02/2022 22h43
Incompetente??