Quando uma pessoa amiga desabafa comigo, eu ouço o desabafo, mas dependendo a situação, procuro dar um conselho o mais racional possível e que não acabe piorando a situação. Nem sempre as pessoas estão prontas para ouvirem uma verdade cruel;
Agora quanto a mim, já gosto que me ouçam e me digam o que realmente acham da situação e que sejam o mais honestos possíveis, sem rodeios, mesmo que isto venha a me doer, sempre estou pronta para ouvir mesmo que seja uma bomba.
Se for alguma situação na qual eu tenha alguma experiência e eu tenha plena certeza de que isso ajudaria a pessoa, eu aconselharia sim, mesmo antes dela me pedir.
Quando sou eu quem desabafo, até gosto de receber conselhos sim, apesar de ter pé atrás com a maioria dos que recebo, rs.
Depende da situação. Alguns desabafos são do tipo "sem saída" e tudo que ofereço é o meu ombro e meus ouvidos, por outro lado, há aqueles que, mesmo que a pessoa não tenha pedido uma resposta, ao ver que no lugar dela eu tomaria uma atitude, eu vou e dou pitaco
Eu ouço e tento confortá-la, se tiver experiência ou algum conhecimento sobre o assunto não exitaria em aconselhar geralmente evito para ela mesma decidir o que é melhor.
Mas em relação aos outros eu tento ouvir o máximo possível.
Quando é algum amigo eu nem espero a pessoa terminar e já vou palpitando...
Mas algo que aprendi e tento praticar é que cada um tem seu modo de lidar com os sentimentos e não adianta muito eu tentar falar com a pessoa o que eu acho disso ou daquilo, então o que faço é sugerir a pessoa que reflita, veja outros pontos de vista, etc. e que ela tome decisões baseadas no que ela acredita e não no que eu digo.
Eu coloco pipoca na comida, cara. Achar alguém que pensa igual a mim não é moleza não kakakaka