É real no sentido de que a nossa "bolha" impede muitas vezes de conhecer a realidade do outro como ela realmente é.
Aí muitas vezes tu tem que calar a boquinha mesmo e ouvir a outra pessoa falar sobre a realidade dela pra compreender melhor o que ela vive porque tu não tem noção de como é mesmo a realidade dessa pessoa porque ela tá fora da tua "bolha".
Inclusive, a gente faz isso aqui o tempo todo buscando opinião do gênero oposto porque estamos na "bolha" do nosso gênero em muitos assuntos/aspectos e queremos entender o outro lado e muita coisa a gente aprende ou toma conhecimento sobre o gênero oposto que não sabia só ouvindo o outro gênero.
Por um lado acho que a pessoa pode argumentar sem ser invalidado por "não ser lugar de fala", quem usa essa desculpa na maioria das vezes não tem argumentos e saca desse.
Por outro percebo que se não passou/passa por aquilo não está 100% a vontade com o assunto.
Mas como falei não impede de argumentar e tem muita gente que se consegue meter nos sapatos dos outros muito melhor que gente que supostamente passa por isso e tenta fazer disso a cena.
Depende. Com certeza quem passa pela situação tem mais coisa pra falar. Pq tem gente que adora falar que não é nada demais sobre o sofrimento dos outros (por exemplo), sem nunca ter passado por aquilo...
Isso sempre é usado quando a pessoa não concorda com a outra e aí ela resolve meter o lugar de fala no meio pra impedir que ela opine.
Nunca vi usarem por pessoas que pensam iguais, isso só serve pra impedir que as pessoas opinem.
Claro, só quem passa por uma situação pode opinar sobre ela sabendo que não está falando besteira incondizente com a realidade, mas não acho que isso anule completamente a opinião de outros, existem exceções.
Não.
Pq reduz o debate, e eh uma forma fácil de evitar críticas. Todos devem ter o direito de opinar sobre um determinado assunto. Você terá uma pluralidade de opiniões.
Ps: agora claro, a população interessada sempre deve ser ouvida, e suas opiniões devem ter relevância especial, pois são a principal afetadas.
Não, se fosse assim a gente na poderia falar sobre quase nada só coisas da bolha que estamos inseridos, no entrando todo mundo omite opinião sobre coisas que nunca viveram, esse termo é somente mais uma hipocrisia criada pelas pessoas.
Eu acredito que pessoas com conhecimentos e experiências diferentes tenham mais propriedade para falar a respeito de determinados assuntos, porém isso não exclui uma pessoa que não tenha vivido ou aprendido as coisas que seu semelhante vivenciou, de opinar ou expor o que ela pensa.