Essas duas expressões surgiram durante a revolução a francesa. Na assembleia nacional francesa, os revolucionários mais radicais sentavam a esquerda, eles defendiam igualdade para todos, fim do privilégio da nobreza e do clérigo etc. Enquanto que os burgueses e os mais conservadores sentavam a direita. Com isso quem defende reformas sociais são chamados de esquerda, e a burguesia e os conservadores são chamados de direita.
Complementando:
Esquerda: Defende reformas sociais, maior investimento do estado em serviços públicos como saúde, educação e assistência social. Defendem um estado de Bem Estar Social para combater a pobreza. Defendem tbm a distribuição de renda mais justas através de programas sociais como bolsa família, minha casa minha vida e ensino superior público gratuito para todos e reforma agrária. São contra as privatizações das empresas públicas e favorável a intervenção estatal na economia, ou seja, querem regulamentação da economia.
São defensores tbm das cotas raciais e dos movimentos sociais como MST, feminismo etc. São correntes da esquerda: socialismo, Comunismo, social democracia, anarquia, socialismo democrático. No Brasil são considerados partidos de esquerda o PT, PSOL e PCdoB.
Direita: são conservadores, Defendem o estado mínimo, ou seja, corte de gastos públicos, diminuição dos impostos e privatizações das empresas públicas. Tbm Defendem o porte de armas, são contra a imigração e o fim de programas sociais ou sua limitação. São defensores da abertura econômica, e da não intervenção do estado na economia.
No Brasil os partidos de direita são a União Brasil (fusão do PSL e DEM), Partido Novo e PSDB.
Esquerda: Sodoma, Gomorra, gay, defensor de bandido, comunismo, socialismo, feminismo, etc...
Direita: gente que tenta manter os princípios