eles respondem
Até curti sua questão pela importância do tema. Mas sua justificativa, que foi boa, é falsa, cai no senso comum.
Ter ciúme não tem nada a ver com se importar. Tem a ver com uma distorção dos sentimentos que envolve uma relação. Por falta de comunicação, transparência e confiança, de ambas as partes, o ciúmes surge para combater o que acreditamos estar dando ou recebendo serem insuficientes.
Não tem nada de positivo nesse sentimento.
Todas as pessoas são capazes de amar e serem amadas suficientemente, inclusive o ciumento doente, acontece que algumas situações da sociedade servem de gatilho pra isso, e sair desse ciclo não é simples.
Ciúmes é uma coisa natural na maioria dos seres humanos, uns controlam melhor e outros não, se eu não me engano é a serotonina no sangue...O perigoso é se esse ciume se tornar uma coisa doentia, se ele for extremo, se a pessoa ficar paranoica com as situações, ou se a pessoa for insegura isso agrava ainda mais o ciumes. O ideal é procurar um parceiro que te passe segurança, e sempre cuidar bem da saúde mental.
Ciúmes é inevitável. Porém, ninguém é dono de ninguém. Tenha autocontrole sobre seus impulsos ciumentos, pois é um saco. Um pouco não faz mal, chega até ser fofo e é saudável, mas quando a pessoa que está enciumada fica brava, é falta de confiança no taco sim.
Se eu ficar com ciúmes, por exemplo, já deixaria bem claro. Não iria reprimir, muito menos usar esse sentimento contra a mina... Ela é livre. Enfim.
Boa questão. Ao meu ver as pessoas ligam ciúme a insegurança, que é vista de forma extremamente negativa. Dada essa relação íntima entre os dois, é natural que haja uma visão distorcida deste sentimento, pois a insegurança também é demonizada. Edito mais tarde pq responder no cel anda terrível e queria deixá-la marcada.
Em um relacionamento sério, até um pouco de ciúmes ta beleza...
Mas infelizmente a maioria das pessoas não tem controle no ciúmes e isso acaba se tornando negativo, por isso a maioria hoje reprimem o ciúmes, pq os casos de término por causa de ciúmes, são muitos.
Pq o mundo tá chato demais e as pessoas querem cagar regras na vida dos outros.
Ciúmes é uma insegurança sobre algo que vc não tem. Logo, pode procurar por tratamento.
Eu acho que a pessoa com ciúmes precisa primeiro aprender a amar a si mesma e entender que ninguém é uma posse. Mas é só opinião. Ninguém precisa acreditar ou seguir.
Editando....
Ainda veio algo a minha cabeça:
O ciúmes para as mulheres muitas vezes é tratado de um modo; mexendo nas coisas do cara, criando perfis falsos pra conversar com ele, olhando celular, etc... (não é regra)
E ciúmes pra homens normalmente termina assim ohhh:
http://migre.me/vNq1Y
De diversas maneiras e contextos. Achar que o outro é uma posse é uma grande merda em nossa mente.
Pra quê/qual o propósito de firmar compromisso com algo que não é seu?
Todo mundo tem a insegurança e o medo de perder, agora basta você controlar isso, e há quem consiga e os que não o sabem.
elas respondem
Ciúme é insegurança, e é normal sentir-se inseguro às vezes. Torna-se patológico quando a frenquencia e intensidade extrapolam
Não acho que o ciúmes é algo saudável, nem algo que deva ser supervalorizado, muito menos acho que ele deva ser desvinculado da insegurança, até pq uma pessoa completamente autoconfiante não teria motivos para sentir ciúmes. Por outro lado não o classificaria como doença ( com exceção dos extremos) pra mim é como a raiva, é normal de se sentir mas não nos faz bem nenhum. E sim, sou ciumenta! ( e nunca me senti bem nas vezes que esse sentimento me abordou, então não tem como dizer que esse troço é bom) quanto aos conselhos que vemos aqui do tipo "tenha fé no seu taco" e semelhantes, não dá pra levar tão a sério, dando conselho todo mundo é suficientemente autoconfiante e cheio de amor próprio, mas na prática...
Não gosto de ciúmes tanto vindo da minha parte quanto dele. É claro que vem aquela pitada de insegurança as vezes, ai é o momento de vc analisar com consciência se aquele sentimento tem um motivo plausível ou se é pura insegurança sua.
Ciúmes é um descontrole emocional, se houver profissionais da área por aqui podem explicar melhor do que eu, mas pelo saldo de uma relação ciumenta, vejo que é mais maléfico do que o contrário e não demonstra cuidado como vc citou. Quem ama cuida, respeita e dá espaço pro outro respirar. Prezo muito por minha liberdade e não me adapto a relacionamentos que preciso me justificar o tempo todo, mostrar celular, passar relatório, mandar localização...isso é uma tremenda falta de respeito.
Se não confia na pessoa, não se relacione com ela, simples.
Se acha que lá fora tem gente melhor do que vc, seja vc uma pessoa melhor a cada dia. O outro tem o direito de ir quando quiser, ninguém é obrigado a ficar com vc só pq vc quer. Se achou alguém melhor (o que é difícil) porta da rua é serventia da casa.
Eu tenho ciúmes, e deixo bem claro, mas isso não quer dizer que eu não confie em meu parceiro.
Disse tudo o que eu penso. Tive meu relacionamento terminado por eu ser ciumenta, mas a única coisa que eu queria era sentir segurança. O cara não me fazia sentir importante, nem a pessoa que era suficiente pra ele. Sempre o via falando e admirando meninas que tinham muito potencial pra ser melhores do que eu, e ele só justificava com "se fossem melhores, eu não estaria com você", mas acho que não custa nada demonstrar um pouco mais e dar segurança ao outro. Eu mesmo sempre o mantive seguro, nunca dei motivo pra achar que não era importante, mas quando eu quis o mesmo, fui taxada de louca e de que tinha ciúme do que não exisitia. Logo fui demonizada e a merda acabou... Enfim, mas concordo com o que você disse.
Por que uma pessoa muito ciumenta consegue fazer da vida do parceiro um inferno com a sua obsessão.
Depende do nível de ciúmes.Ciúmes doentio faz a pessoa praticar atitudes fora do normal.Já tive namorados obcecados que deixaram o ciúmes tomar conta deles a ponto de querer me fazer mal.Por isso existe a tal "Demonização".Quando se fala nessa palavra 'ciúmes',logo imaginamos uma pessoa totalmente desequilibrada que é capaz de qualquer coisa,até mesmo de matar movida por esse sentimento.Existem pessoas que ficam foram de si e perdem a noção da realidade,e a única motivação é a Insegurança e medo de ser trocado(a) por alguém que pode ser melhor em vários aspectos,inclusive na beleza.
Eu demonizo e mto.
Como assim ha pessoas lá fora melhores do q eu?
Linda.. se ele ta cgmo e eu tô com ele...N há ngm no mundo melhor do q eu ou do q ele.
Então essa coisa de ciumes n tem vez cgmo..Odeio ciúmes..Pq ele pode estar com qualquer pessoa, mas se tá cgmo e age como tal, n tem pq eu sentir essa merda.
Em uma relação deve haver confiança se há a ausência dela n vale a pena viver a dois.
Concordo em tudo o que você disse, em absoluto. Ciúmes é um sentimento tão normal quanto a alegria, tristeza, medo, etc., faz parte da natureza humana e só se torna anormal quando ele se torna doentio, assim como esses outros sentimentos citados quando em excesso torna-se caso patológico.
Ciúmes de alguém que gostamos é algo gostoso de sentir, é uma afirmação do gostar, e eu sinto mesmo, só tento me policiar para não sair do aceitável.
Parabéns pela análise ;)
Eu sou ciumenta mais não pq não confie no meu parceiro.
O meu ciumes não é medo de perder não, é só que é meu porra, não meche rs brincadeira. Só não gosto se a outra tiver demonstrando muito interesse e muito contato fisico, de resto pode fazer o q quiser, até sair sozinho, eu não sou a mãe dele...
Graças ao ciumes do meu ex namorado, me tornei uma pessoa quase sem auto estima, quando sei que na verdade ele é que era muito inseguro...