1.12K  19/02/2022 23h45

já pesquisei sobre isso, mas pra mim ainda parece ser a mesma coisa

elas perguntam
6 3
eles respondem
19/02/2022 14h01
Até te explicaria, mas não sou um "ser de luz", seja mais inclusiva nas próximas perguntas que fizer.
anônimo
19/02/2022 14h03
A inspiração é como se fosse uma centelha que vai dar origem ao enredo, mas não está de fato preso ao acontecimento
O baseado também não está preso, mas tem uma proximidade maior que o anterior.
Já a adaptação presa mais pela fidelidade da história
19/02/2022 14h03
Baseado: eles pegam um baseado, fumam e escrevem o roteiro do filme e gravam todos chapados.

Inspirado: Eles deliram sozinhos com o filme e nem percebem que estão escrevendo o roteiro e gravando, quando se dão conta já estão nos cinemas assistindo.
19/02/2022 14h05
Não sou ser de luz mas vamos lá : o baseado é mais fidedigno talvez ? Ele reproduz algo que já aconteceu .

O inspirado mantém como base mas faz alterações.
anônimo
19/02/2022 14h07
baseado relata exatamente o que aconteceu
inspirado é relatado o que aconteceu mas de forma diferente
eu acho
19/02/2022 23h45
É a mesma coisa, basicamente.

Só muda quando é fatos reais ou em uma história real.

"Baseado/inspirado em fatos reais" = Quer dizer que é algo que já aconteceu e foi criado uma outra história, mas baseado no que foi relatado, pode ser uma ou mais histórias. Tipo o filme "Os Estranhos", foi um filme baseado em "fatos reais" de pessoas que sofreram arrombamentos em uma cidade lá dos EUA.

"Inspirado/baseado em uma historia real" = é quando quiseram criar um filme o mais parecido possível com o que aconteceu, contando uma determinada história. Um exemplo é o filme "Fogo no céu", em que foi inspirado em uma história de um grupo que disseram ter visto uma nave espacial.

Enfim, mas é basicamente a mesma merda huahuahua... Em ambos os casos pode ser inspirado em uma ou mais histórias, ter poucas ou muitas mudanças.
elas respondem
19/02/2022 14h07
Baseado é quando o filme é sobre algo que aconteceu na vida real, ou aconteceu algo muito parecido e eles inventam de colocar mais coisas que não foram reais.

Inspirado é algo que não aconteceu e que se criou dentro da imaginação.
anônima
19/02/2022 14h01
Também queria saber
anônima
19/02/2022 14h06
Baseado acredito que seja o filme feito de acordo com fatos reais, seguindo exatamente esses fatos.
E inspirado seja parecido com um fato real, mas não totalmente igual, serviu de inspiração pra outra história.

É tipo aquelas marcas que se inspiram em grifes, a proposta é a mesma, mas são mudados alguns detalhes pra que não seja um plágio.