Sou contra porque uma sociedade inteligente não se constrói através de cotas.
Se eles querem que negros estejam mais presentes em universidades, tem que melhorar a educação básica das escolas, pra mim as cotas apenas camuflam a omissão do governo nas escolas públicas.
Ora, se o problema é a pobreza dos negros, então as cotas sociais, com base na renda já seria o suficiente, mas como o estado não investe em bairros negros, inventam a desculpa de que como tem poucos negros nas universidades, a cota é necessária.
A pergunta é, dá para confiar num aluno que entrou na universidade através de cotas? Será que vai ser um bom profissional? Não sei.
Esses dias eu vi um absurdo que tinha alunos reclamando de que a USP aumentou a quantidade de pontos necessários para entrar no curso de engenharia da universidade huahuahua... E isso prejudicaria os cotistas, já que a grande maioria deles parece não atingir a quantidade de pontos exigido pela instituição.
Ou seja, a instituição tem que abaixar o nível dela para se adaptar porque um monte de aluno burro de uma escola onde o governo não investe quer fazer engenharia sem ter o devido conhecimento pra isso. É surreal!!!