Sim, na verdade a maioria das dificuldades individuais das pessoas advém dos traumas acontecidos na infância. O cérebro acaba transformando isso em limitações que nem a gente sabe explicar o porquê tais dificuldades surgem.
Sugiro: terapia. A terapia traz um horizonte de reflexões acerca da própria vida, através dos olhos de um profissional que saberá te guiar para uma melhora considerável. Claro, não depende apenas do profissional; depende principalmente da sua própria vontade de querer mudar e ser uma pessoa melhor.
Indico também um livro interessante para entender as próprias emoções e sentimentos, e sozinho, poder começar a ter uma autorreflexão sobre a sua vida. Livro: Inteligência Emocional, do Daniel Goleman.
Só com terapia, não tem como apagar o que vivenciou, mas tem como ressignificar, confrontando os seus medos e angustias, se perdoando (pq na época não tinha maturidade para enfrentar), entender a causa ,( perdoar o agressor se tiver), tudo isso ajuda a aprender a lidar, e seguir enfrente. Procure se puder um psicólogo, porque existem bloqueios tão profundo que as vezes estão no subconsciente, mas temos os efeitos deles, e sozinhos nós não conseguimos tratar. Leia Augusto Cury Codigo da inteligência, pode te esclarecer muitas coisas.
Você pode crescer com ausência de certos valores e com alguns desvios de personalidade, mas essa é a fodástica da vida, vc não tem controle de como ela começa, mas é vc q controla como ela termina.
A sociedade vai tentar fazer você crer que personalidade é algo imutável, e não é.
Os problemas lá trás eles terão a importância que você der pra eles.