Bom, levando em consideração o preço atual das passagens áreas e o valor extremamente desvalorizado da nossa moeda, 1 dólar = 5 reais, realmente viajar para o exterior, sobretudo países da américa do norte e europa, não é para qualquer um.
Porém, depende também, se a pessoa trabalhar o ano todo poupando uma grana aqui e outra ali para viajar nas férias do trabalho, sem gastos com filhos e etc... é bem possível que ela consiga fazer uma viagem para os EUA ou Europa sim, mesmo sendo "pobre".
Claro, vai ter que ter um pouco de paciência, juntar uma grana, manter uma saúde financeira saudável até o dia da viagem e etc... mas no fim, consegue sim.
O problema é que muitas vezes compensa mais você viajar dentro do país, comprar um veículo melhor, ou reformar a casa do que fazer uma viagem ai de 1, 2 ou 3 semanas para o exterior, uma alta quantia em dinheiro praticamente jogada no lixo. OK, você se diverte e tal, mas o preço gasto não compensa.
Tava bom viajar para o exterior em meados de 2011 quando o dólar tava baixo, passagens áreas baratas, você ia fazer compras nos EUA e voltava com um iPhone, um iPad, e ainda gastava menos do que viajar dentro do próprio Brasil. Ter uma moeda forte é outro naipe.
Coisa que o estado brasileiro vem destruindo ao longo dos anos desde o início do plano real.