Eu não ganho nem 1 salário mínimo direito kkkk (rindo de nervoso), o INSS come uma parcela do meu salário todo mês.
Agora, para você vê, no meu setor de trabalho o menor salário é o meu, os que são concursados para serviço gerais, ganham quase R$ 3.000,00, estava olhando a folha de pagamento do pessoal.
Existe uma regra muito simples em educação financeira: "aquilo que não for necessário é desprezível". Em vista disso, eu jamais pagaria para cursar o ensino superior, porque existem instituições gratuitas que, aliás, são melhores que as privadas, no geral. Acho que seria mais coerente você aplicar investimentos menores em cursos preparatórios pré-vestibular a fim de ingressar numa instituição pública. Ao menos é o que eu penso. E sei que muitos estão endividados por conta do Fies.
São principalmente dois os fatores. Falta de competência para evoluir na carreira é o principal. As pessoas fazem o curso por pressão social e da família, mas não tem vocação para a profissão. Depois também há o mercado com excesso de oferta, o que desvaloriza a mão de obra, já que mão de obra tem seu preço definido pelo mercado. A economia do Brasil não tem crescido de maneira significativa desde a nova Constituição que emperrou seu crescimento, devido ao excesso de gastos públicos para atender a demandas sociais. Mas todos os anos novos profissionais chegam ao mercado de trabalho em grande número.