Lembro que quando era criança e fazia alguma bagunça minha avó me chamava disso.

Segundo Câmara Cascudo, "Pedro Malasartes é figura tradicional nos contos populares da Península Ibérica, como exemplo de burlão invencível, astucioso, cínico, inesgotável de expedientes e de enganos, sem escrúpulos e sem remorsos."
A menção mais antiga do personagem é na cantiga 1132 do Cancioneiro da Vaticana, datado do século XIII e XIV:

eles perguntam
0 3
eles respondem
13/03/2022 11h55
Não que eu saiba.
Sei que Iara e curupira, tem...tem uns que até falam que já viram, tem um cara que diziam que se transformava em lobisomem por ter sido escomungado pela mãe. Eu não acredito em lendas.
13/03/2022 12h01
Não. Nunca nem ouvi falar nisso.
13/03/2022 13h01
Isso é coisa da sua cabeça.