Quem já vivenciou essa desgraça na época da união soviética sabe a bosta que é, só os jovens dinâmicos de hoje em dia que sonham com esse lixo de comunismo.
Ai sempre tem aqueles que dizem, ah, mas nunca vivemos o comunismo "verdadeiro", ora, pensando desse jeito também nunca vivenciamos o anarcocapitalismo, sempre existiu estado lá interferindo.
Hoje eu vi um depoimento de um senhor ucraniano que viveu metade da vida na união soviética e disse que a vida era péssima.
Eu posso imaginar, as condições de vida eram precárias, não tinha respeito aos direitos civis, as pessoas não podem ter sua propriedade, tudo era mantido por um bando de burocratas do estado, foda.
Alguns países ex união soviéticas abominam o comunismo por terem vivenciado o lixo do comunismo, mas aqui na américa latina, por vivermos em um regime capitalista deturpado, corporativista e concentrado, as pessoas imaginam que o comunismo seria melhor, mas de fato não é, e as experiências de países que tentaram isso acabaram muito mal.
O capitalismo tem suas falhas? Sim. O capitalismo tem seus defeitos em relação a distribuição de renda? Sim. No capitalismo tem exploração? Em todos os sistemas tem algum tipo de exploração. PORÉM, tem se mostrado o melhor sistema, o mais eficiente, e o mais gerador de riqueza.
Veja bem, um bom exemplo de capitalismo é Cingapura que era um país miserável, mas através do capitalismo, da liberdade individual, da geração de riquezas, vem se tornando um polo de investimentos, com respeito a contratos, liberdade cambial, e etc... Hoje em dia é um ponto de referência para investidores e a qualidade de vida daquele povo tem melhorado muito durante esses anos.
Outros exemplos ficam com a Irlanda, Suíça, Austrália, Nova Zelândia, e Estônia, que são países que não param de crescer e atrair olhares, já que a qualidade de vida daqueles povos é quase invejável.
Em relação ao nazismo, não tem como argumentar a favor, era literalmente um plano de extermínio, então é foda.
Todo dia essa merda. Foi proibido porque o nazismo é a historinha de malvado que se deu mal que o ocidente conta pro mundo pra manter a moral da superioridade da democracia, enquanto o comunismo é a historinha de malvado que quer destruir o mundo que a própria classe política usa pra se promover. Além de que os dois não têm nada a ver além das ideias corporativistas, que é uma fração minúscula dessas duas ideologias.