gvc
364  18/03/2022 10h31

Eu li hoje sobre a morte de um homem trans e fiquei tocada com a confusão q deve ser na cabeça de uma pessoa q sofre desse transtorno. Eu andei revendo questão de gênero e pensei "biologicamente falando não dá pra anular o gênero, mas socialmente da...?". Só que eu mesma já me contradisse um monte de vezes sobre o assunto. Eu acho q o respeito e empatia pelo ser humano tem q ser independente se é homem, mulher, alto, baixo, negro, branco, macumbeiro, crente...

elas perguntam
14 11
eles respondem
anônimo
15/03/2022 19h07
Não,a historia de David Reimer mostra muito bem que não é.Ele foi um garoto que teve seu penis acidentalmente destruido quando bebe,e foi criado como uma garota.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/David_Reimer#:~:text=David Reimer (22 de agosto,acidentalmente destruído durante uma circuncisão.
anônimo
15/03/2022 19h59
Gênero no sentido homem e mulher sim, mas sexo biológico não.

Exemplo: Cor azul é de menino e Cor Rosa é de menina, Barbie é de menina e Max stell é de menino ← Isso é uma construção social baseado no que a sociedade interpretou como sendo “ homem " e “ mulher ”.

outro exemplo é que nos anos 80 e 90, se um homem depilasse a perna ou cortasse a sombrancelha seria considerado coisa de gay ou coisa de mulher ← Isso é construção social.

Em relação ao sexo biológico, por mais que a pessoa tente dizer que se não se identifique ou que é não binário, ela ainda tem o sexo biológico, o que me faz questionar se é de fato uma sexualidade ou se é um transtorno psicológico.

Contudo, isso não é motivo para maltratar, ofender, discriminar , agredir e tentar matar os trans

Na minha experiência pessoal eu conheci apenas 2 trans, ambos mulher que virou homem, ambos são boas pessoas e tem sua vida e trabalho normalmente.
anônimo
15/03/2022 19h09
Ah fia confunde a gente não.
Existe homem e mulher, somente héteros de resto é modinha, transtorno ou traumas com o gênero oposto
15/03/2022 19h12
Eu imagino como é estar em corpo que não define vc, a pessoa se mutila, faz cirurgias, toma hormônios isso e aquilo só por uma questão social? Claro que não, além da pessoa lidar com o psicológico já todo fudido por causa do seu corpo ainda tem que lidar com o preconceito, muito das vezes desses crentes pau no cu que só faz peso na terra.
15/03/2022 19h30
As pessoas fazem as comparações mais estapafúrdias quando falam de gênero: "Ah, então agora sou um cachorro! Ah, então agora sou um pássaro".

E tem ainda a total falta de empatia com o sofrimento alheio, zombando e diminuindo uma condição tão séria.

Pessoas trans chegar a mutilar seios, pênis, etc, por causa de um desespero que o cisgênero nem faz ideia de como é. Não tem comparação. Mas custa ter empatia pelo sofrimento alheio? Custa acolher?

Na natureza, a fluidez de sexo e gênero é comum. Por que seria diferente no ser humano?

E por fim, sim, gênero é construção sexual. Sexo é biológico, gênero é social. Quando você vê uma plaquinha de banheiro, como você sabe, só de olhar, qual banheiro é pra homem e qual é para mulher? Oras.... por convenção meramente social, aqui no ocidente decidimos que o gênero feminino se veste com saias, o masculino não. Logo, a plaquinha com saia é banheiro das mulheres. Mas na natureza, não existe saia, entendeu? Nascemos e viveríamos pelados, não fossem nossos avanços.

E quem define que gênero é construção social, são as associações de psicólogos/psiquiatras mundo afora. Se você acha que eles estão errados, mostre seu paper...

anônimo
18/03/2022 10h26
Não, as diferenças comportamentais, (além das físicas tbèm, obviamente) podem ser explicadas pela biologia, só Social Justice Warriors acreditam nessas coisas
15/03/2022 19h34
Acho que boa parte disso é só movimento social financiado por bilionários, pois é mais fácil controlar as pessoas quando elas não se organizam em famílias, e por mais que possam existir famílias com pessoas trans, isso é contra-intuitivo, pois existe uma dependência das pessoas trans com alguma instituição de adoção, barriga de aluguel, laboratório ou algo similar, ou seja, uma intervenção externa dos especialistas e de todo um aparato estatal no meio das famílias em grande escala.
Existem pessoas trans que são bem responsáveis, são genuinamente trans e não usam isso como movimento social para exigir a obrigação dos outros para serem sustentados, como faz a Sayuri Mattar, talvez e muitos outros, que vivem suas vidas sem querer julgar os outros pelas suas regras, então não acho que seja como um todo uma construção social, mas esses movimentos sociais modernos financiados por bilionários são sim uma construção social.
Os gregos já gostavam muito de atividade sexual com o mesmo sexo no passado, mas ao menos eles se responsabilizavam quando vinham coisas sérias, até mesmo guerras, em vez de ficar esperando os outros engraxarem seus saltos enquanto faziam dancinhas e expressão de diva. Outra coisa importante de se notar é como o único gay ou LGBT homem que é aceito é o feminilizado, no fundo muito desses movimentos são apenas formas de negar o masculino.
anônimo
15/03/2022 19h13
Se uma pessoa pode achar que é uma mulher apesar de ter um penis funcional e exigir respeito e tratamento diferente por isso (oq ja é um contra-senso, pois na cabeca dessa gente a própria ideia de diferença de genero é retrógrada).
O que impede de alguem exigir ser respeitado por qualquer invenção maluca de achar ser algo que nao é? Afinal se é tao relativo assim, pq nao ser um bebê num corpo de adulto? Se enxergar como uma moto em um corpo de mulher?

Se o cara quiser fazer a cirurgia que for, nao vou discrimina-lo, mas exigir de mim saber se trm qie chamar de ele ou ela ou elu eu mando se fuder.
anônimo
15/03/2022 19h53
Meu pau!
anônimo
15/03/2022 19h09
Acho que os dois, mas eu acho que as pessoas nascem com gênero. Menos as mulheres que trocam de genro depois dos 30.
anônimo
15/03/2022 19h55
Lamento a morte deste cara, mas eu acredito que o conceito de gênero seja algo que deva sim perdurar na sociedade. Eu por exemplo não me sentiria atraído por uma garota com roupas masculinas ou com corpo masculino
15/03/2022 23h56
Não existe nenhum gênero.
anônimo
15/03/2022 19h08
Não.
18/03/2022 10h31
Gênero é uma coisa opção sexual é outra só q a maioria não sabe separar isso
elas respondem
15/03/2022 19h11
É inegável que seja um transtorno. Claro que certas coisas são sim construção social, coisas como roupas, por exemplo, mas coisas como um órgão genital e toda a diferença fisiológica de um gênero para o outro não são construção social. E alguém que nasce com certas características, querer ter outras, vai contra a natureza. Mesmo assim, não acho errado, não é algo que prejudica as outras pessoas, cada um faz o que quiser.
15/03/2022 19h23
Não concordo. Vc nunca bateu seus braços e pulou de um telhado pra tentar voar, isso nunca passou na sua cabeça, estou afirmando, Pq seu biológico sabe que isso não é possível pra você, nosso sexo é biológico, nosso gênero é biológico.
Se vc quer ou não aceitar, isso é construção social.
16/03/2022 04h14
Eu acho que biologicamente só existem dois gêneros, e ponto. Isso nunca vai mudar. Mas é claro que eu não vou ficar falando isso para uma pessoa que se define trans. Vou respeitá-la e tratá-la da forma como ela mais se sentir bem em ser tratada, qualquer cidadão comum que tenha bom senso e empatia irá respeitar a pessoa que se sente bem sendo ela mesma. Porém, dentro da minha cabeça, a pessoa ainda terá o sexo biológico. Mas não preciso externalizar isso, não tem sentido eu fazer isso.
anônima
15/03/2022 19h04
Acredito que não, isso é mais pessoal do que social
anônima
15/03/2022 19h53
Tu acha que tudo associado ao gênero feminino hoje (vestido, batom, cabelo longo, etc) veio unicamente de uma condição biológica?

Como pode ver, o que citei como exemplo não tem NADA a ver com biologia, é uma criação social, logo a gente define SOCIALMENTE o que é ser homem ou mulher.

Usamos a CONDIÇÃO BIOLÓGICA como um meio de definição, mas como pode ver ela NUNCA se resumiu a isso.

Portanto, BIOLOGICAMENTE sempre vai existir diferença, por exemplo, uma mulher cis não é igual uma trans, o que se tem em comum entre elas é o GÊNERO e não o SEXO BIOLÓGICO.
anônima
15/03/2022 19h32
Não é não.
15/03/2022 19h43
Meu Deus... ele morreu eu assistia ele no poe na roda, eu admirava tanto a beleza dele, nem parece real que ele morreu :’(
anônima
15/03/2022 19h33
Não, a pessoa já nasce com o gênero.
anônima
15/03/2022 19h31
Mentira que o Paulo Vaz morreu
15/03/2022 19h09
Ele morreu do que?