12.9K  18/01/2018 19h54

O pastor disse que estava devolvendo a Deus (eu não o quê? Já que não me lembro de ter feito uma dívida com Deus). Mas aí um fiel me disse que se não fosse o dízimo, como a igreja iria se manter? Aí eu perguntei: Mas se uma igreja juntar o dízimo de todos, ela terá dinheiro suficiente para arcar com as despesas e inclusive pagar os salários do pastor e mesmo que o pastor ganhe uns 10 mil, sobraria dinheiro, e o que acontecia com esse dinheiro? Aí o irmão disse que isso não era de minha CONTA, pois eu tinha que pensar na minha salvação, pois o dinheiro é da CONTA do pastor. Vê se pode um negócio desse?

eles perguntam
8 14
elas respondem
anônima
05/01/2017 15h27
E o dinheiro dos impostos? Vc tá investigando para onde tá indo? Como tá sendo empregado? Vc tá preocupado com isso tbm? Vc se questiona sobre isso?

Se parar para pensar somos iguais aos fieis que dão dízimo ao pastor (na situação que vc citou). Contudo, os fieis não são obrigados, mas tds as pessoas são obrigadas a pagar impostos, direta ou indiretamente.

Se vc não aprova o funcionamento de uma igreja faça algo melhor para amparar as pessoas. Pare de reclamar e faça alguma coisa. Não fique demonizando e igualando tds os lideres religiosos, pois apesar de eu não seguir a linha religiosa... eu acredito que devem existir líderes comprometidos com as pessoas.
anônima
05/01/2017 15h14
Vontade de vomitar lendo esse tipo de coisa.
05/01/2017 15h19
Aqui na minha igreja (católica) tem o relatório mensal do dízimo (qualquer fiel tem acesso) que mostra todos os gastos, o saldo, as dívidas etc. Não desconfio porque pra mim parece bastante razoável.
05/01/2017 13h43
Para os bolsos deles. Só babaca acredita nisso.
05/01/2017 23h52
Doa dinheiro pruma ONG, vai ser pelo menos umas mil vezes mais proveitoso e gratificante.
anônima
05/01/2017 13h41
sai dessa igreja, eu sou ateia e não julgo quem é religioso, acredite em deus/jesus seja la o que for, não vou mudar o seu pensamento, mas não dependa de uma religião, eu tenho dó de gente que por causa de uma crença se afunda em dívidas, você não precisa fazer parte de uma igreja para estar em contato com a sua fé. parem de serem trouxa e ficar dando dinheiro para as igrejas. quer fazer algo de bem? doe para um asilo, crianças carentes, ong de animais, moradores de rua etc.
05/01/2017 15h49
Vou falar da igreja católica:

Todo dinheiro recolhido é anotado e todo gasto é registrado em ata, juntamente com os comprovantes de pagamentos em cada conselho.

Parte do dízimo fica na igreja local para despesas de água, luz, gastos com encontros pastorais, flores, compras de objetos para a igreja, passagens para estudos, doações, eventos, construções e até pra coroa de flores para os falecidos locais.

Outra parte vai para a paróquia para despesas com os padres, bispos, doações, encontros pastorais, eventos, despesas de contas de água-luz-telefone-funcionários-som, campanhas, missões e etc

A outra parte vai para o Vaticano - outros tipos de despesas... Acredito que a gente não precisa saber de todo bem ou todo tipo de doação que a igreja pode fazer.

Em algumas igrejas (católicas, evangélicas, espíritas, etc) podem haver o uso errado do dinheiro do povo. Tem algumas que já tem má fama por isso e só cai quem quer. Mas, sim, há igrejas sérias que usam o dinheiro para o bem comum.
anônima
05/01/2017 16h15
Bom,com todo respeito,por isso não frequento igreja evangélica,é muita hipocrisia,na católica eles fazem trabalhos sociais ,e custeiam a igreja também lógico.

Fui em uma igreja evangélica uma vez e não tinha nem papel no banheiro.
Além do que era sujo.
eles respondem
05/01/2017 13h55
Pequenas igrejas, grandes negócios..
anônimo
05/01/2017 13h42
Então. Princípio básico: se vc não concorda com o modo que a igreja cobra, não frequente.
Isso é premissa.

Segundo...
Quantas igrejas vc conhece e sabe sobre o trabalho delas? Todas fazem a mesma coisa com o dinheiro arrecadado?

Terceiro
Se a pessoa quer dar o dinheiro dela na igreja, sendo dela honestamente, paciência.
Cada um no seu quadrado.

Eu estudei e sei que não há necessidade de dízimo, etc. Então simplesmente não frequento uma igreja e não dou dinheiro pra ninguém.

Penso que é o melhor caminho. Estudar, tirar conclusões, se manter aberto ao diálogo e não querer sair empurrando nenhum tipo de doutrina nos outros. Cada um na sua curtindo o que acredita.
18/01/2018 18h35
Vai pra conta do pastor na Suiça
18/01/2018 18h36
Pastor tá TD milionário
anônimo
05/01/2017 17h20
Na Igreja Católica o dízimo é dividido em três partes com as seguintes destinações:

1 - Caridade;
2 - Despesas da paróquia; e
3 - Repasse à Arquidiocese, para posterior repasse ao Vaticano, que mantém inclusive diretamente 40% dos hospitais da África.

Na Igreja Evangélica, isso fica a cargo do pastor, onde na sua maioria, não totalidade, faz uso indevido do mesmo para benefício próprio.
05/01/2017 15h33
Bom. Posso falar pela a denominação que eu congregou, Igreja Batista. Como ela é uma congregação, todos os meses são feitos relatórios do que foi arrecadado com dízimos e ofertas, e o que foi gasto. Conta de luz, água, produtos de limpeza e higiene, salário do pastor, (lápis, lápis de cor, canetas, xeros e tarefas para a escola bíblica dominical), isso é relatado para a toda congregação. O dinheiro que sobra é falado e somado a poupança que a igreja tem. Esse dinheiro na poupança pode ser usado para futuras construções, equipamentos de músicas, reparo de alguma problema se ocorrer. E claro também dessa mesma poupança podemos ajudar membros da igrejas ou pessoas de fora. Como já foi feito. Usar como exemplo uma cirurgia que já foi paga pela igreja, quando uma família está desempregada, ajudamos com a conta e comida. Precisão de remédios muito caro. Também, tudo isso é feito e falado a todos, tudo bem transparente, e tudo que é feito deve ser votado pela congregação, o pastor não é uma autoridade suprema na igreja batista. Acho que é só isso mesmo...hehehehe
Ah... é sou membro de uma igreja bem pequena, se tiver 45 membros é muito.
anônimo
05/01/2017 15h23
Cada um vai pagar seu preço(pecado) naquele Grande Dia...
anônimo
05/01/2017 15h12
Igreja é Mafia.
05/01/2017 16h56
ja procurou no seu bolso?
anônimo
05/01/2017 23h47
Aqui na minha igreja ( sou catolico e frequento ha muitos anos atras ) são pra reformas da igreja , inovações , projetos e ajuda com os pobres =P , aqui na minha igreja na sala do grupo de jovens que frequento tem ate uma salinha de mantimentos de alimentos não perecíveis que até uns fim de semanas chegam lá umas pessoas necessitadas e ajudam , eu tbm ajudo nisso =P
anônimo
18/01/2018 18h33
Quem tem um entendimento correto da Biblia , sabe q n precisa dar o dizimo para a igreja. Mais contribui com o q pode e com oq deseja, se desejar.a Biblia diz q Deus quer q sejamos um doador animado, ou seja, dar de coração e n por obrigação e valor determinado.
05/01/2017 15h22
Vai pra obra,irmão
Pra obra da casa do pastor,obra da reforma do apartamento do bispo.
18/01/2018 18h36
Não li o texto, mas deveria ir para a manutenção da igreja e ajuda aos necessitados assim como trabalhos de evangelização.
anônimo
18/01/2018 19h54
A galera aqui já explicou bem como funciona o sistema de dízimos em algumas organizações religiosas.

Só um complemento: Segundo a bíblia, dízimos são a décima parte devolvida a Deus para a manutenção e sustento da igreja. Ofertas, são doações voluntárias para um fim. Segundo a bíblia, é errado usar oferta, por exemplo, para salário de quem trabalha na igreja.

Como os pastores, padres, etc administram os valores e se desviam dinheiro etc, são eles que vão se entender com Deus. Dízimos e ofertas são questão de fé. Quem tem fé, assim o faz.

É errado, segundo a Bíblia, devolver o dízimo em troca de favorecimentos ou acordos com Deus.