Esse dinheiro poderia ser usado para tratar doenças que não temos controle, ao contrário de doenças causadas pelo cigarro.

eles perguntam
3 3
elas respondem
17/03/2022 01h44
Vou continuar dando prejuízo.
anônima
16/03/2022 22h47
Não é justo, mas o que nesse mundo e nessa vida é justo?
eles respondem
17/03/2022 00h37
Esse é um dos argumentos de pessoas que são contra o sistema de saúde "gratuito", porque no fundo muitas pessoas acabam custeando através de impostos o tratamento de doenças de pessoas que não se importavam com a própria saúde, gerando uma espécie de injustiça e distorção.

É um tema bem complexo esse porque envolve inúmeros fatores e por questão de "senso humanitário", as pessoas defensoras de sistemas de saúde universal e gratuito acreditam que temos sempre que trabalhar com o benefício da dúvida de que a pessoa sempre estará cuidando da saúde e buscará o sistema apenas porque não tem dinheiro para custear o seu tratamento.

Cigarro é uma coisa que já devia ter sido banida da sociedade porque não existe um nível seguro, ele é sempre prejudicial, mesmo fumando apenas ocasionalmente. Inclusive fumantes passivos que inalam a fumaça das outras pessoas que fumam, as vezes, também acabam tendo problemas.

Eu sou contra o sistema de saúde universal "gratuito", acho que devia ter freios e contrapesos no sistema. Por exemplo, você arca com os custos até onde conseguir, o estado ajuda apenas em casos excepcionais em que exige internação prolongada do indivíduo, atendimento e cirurgia de emergência, ou situações pontuais como uma pessoa muito pobre que está com um tumor e não tem recursos para tratar.

No caso de doenças ligadas ao cigarro, como enfisema, devia ser tratado pelo paciente, com relativa ajuda de custo do estado, mas não totalmente gratuito.

A pessoa procurou isso, então tem que arcar com as consequências. O problema é que o político brasileiro é muito preocupado com voto e reeleição, eles jamais vão querer criar um ambiente mais meritocrático no Brasil. É mais fácil o estado subir imposto de mendigo para tratar o drogado do que punir o drogado para ajudar o mendigo. O estado brasileiro é assim, infelizmente.
anônimo
16/03/2022 22h49
Seja bem vindo ao anarcocapitalismo.
16/03/2022 23h28
Acho errado