Explicando para quem não entendeu: o Ministro quis se referir à 1° guerra como sendo a guerra sanitária que o mundo anda enfrentando, que é a pandemia, e a 2° seria a respeito da guerra da Ucrânia com a Rússia, que subiu os fertilizantes, o combustível, e isso atingiu muito o pais. No caso, se houver uma guerra do petróleo, etc, ele diz que o Brasil já está preparado para reagir.
Se fosse uma guerra global, como a que tivemos ao longo da história(1° e 2° Guerra Mundial, dentre outras), com armamentos e etc, acho difícil o Brasil ganhar. O Brasil perto dessas potências globais é como um Pinscher perto de um Rottweiler.
Nem para civil que temos diariamente estamos preparados; embora a política de armamento, e as respectivas flexibilizações minicie civis indiscriminadamente- imagina pra uma "segunda guerra mundial".
A maconha que o Guedes fumou é boa, pelo visto!
Paulo Guedes deveria urgente parar com essas comparações toscas. O cara esquece que o Q.I. médio do brasileiro é 80.
Ele classificou a 1ª guerra a do Covid, por causa do "Orçamento de guerra" proposta durante a pandemia. E a 2ª guerra seria a durante o conflito na Ucrânia. Obviamente o brasileiro leitor de manchete achou que ele estava falando dos conflitos do século 20.
Respondendo: obviamente o Brasil não está preparado para mais uma crise econômica mundial. Nem nos recuperamos do "orçamento de guerra" do covid.
De certa forma, o que entendemos como primeira e segunda guerra foi na verdade a primeira e a segunda parte da mesma guerra, já que os mesmos interesses estavam envolvidos. Então caso aconteça outra, será a segunda