Já tive a labial, tipo 1, mas dai tratei e sumiu, mas dizem que o vírus apenas adormece.
O tipo 2 que nasce na genitália eu não tenho, mas eu conheço porque já pesquisei sobre isso.
Cara, você não precisa parar de fazer sexo, mas deve tomar alguns cuidados.
Primeiro ponto, jamais deve fazer sexo quando as feridas estiverem abertas, pois o vírus está "ativo" no seu sangue, e facilmente transmissível, principalmente o genital. Mesmo com camisinha, você não deve fazer sexo durante esse período porque pode passar através das feridas infectadas.
Você não precisa contar ao seu ficante, desde que você tome as medidas precavidas para não infectar a pessoa. Por exemplo, mesmo depois de cicatrizado as feridas, você ainda deve esperar até entre 1 ou 2 semanas para que a carga viral no seu sangue diminua. Só após isso, você pode fazer sexo COM CAMISINHA SEMPRE.
Infelizmente a herpes genital passa através de fluídos, então mesmo que não haja feridas, sem camisinha, você corre grande risco de passar o vírus para a sua parceira, então a camisinha é imprescindível sempre.
As feridas podem sumir por anos ou apenas alguns meses, dependendo de organismo para organismo, aliás, há relatos de pessoas que teve somente 1 vez na vida e depois nunca mais surgiu, mas são casos raros.
Eu no seu lugar, tomaria precauções para não passar para ninguém, mas contar isso é complicado, a não ser que você comece a namorar ou planeje casamento, imagine você combina com uma ficante, e de repente solta: "Olha, eu tenho herpes genital, tem problema pra você?" .... Cara, vai ser broxante, a menina vai assustar e pular fora mesmo sabendo que não é nada demais, afinal, isso já é uma "DST", mesmo que "inofensiva".
Não iniciei minha relação sexual ainda. O que eu te aconselho é você se cuidar, procura um médico e siga todas as indicações dele, deve ser tenso ter essa infecção, seja sempre sincero com sua parceira, seja com quem que for, antes de fazer sexo, avise do seu problema para a pessoa.