Perante a vida, devemos ter uma postura onde a solidariedade prevalece sobre o egoísmo?

eles perguntam
1 2
elas respondem
06/01/2017 00h14
Eu creio q sim. Egoísmo é natural e até nescessario, mas, o individualismo é um dos grandes problemas das relações hj, relações de todo tipo. "Se ta bom pra mim foda se o resto" esse tipo de egoismo ao meu ver é uma corda no pescoço... mas enfim...
eles respondem
06/01/2017 00h09
Não necessariamente.
As duas coisas são criadas por alguém... e tentam reproduzir isso..
Quem quiser praticar qualquer um dos dois será algo natural da pessoa ou não.
O que deve prevalecer é a autenticidade do ato.
anônimo
05/01/2017 23h49
Se você acredita em Deus e nas recompensas celestiais pós morte, sim, a solidariedade deve sempre prevalecer, mas senão, por que? suponhamos que você não crê em Deus criador, mas leva a sério o darwinismo, e a evolução por assim dizer, do que adianta sermos bons na terra e não pensarmos apenas em nós mesmo? Como um grande filósofo disse uma vez "Se Deus não existe, tudo é permitido", não existe conceito moral, pois não há um juiz superior para lhe dizer qual o certo, qual o sentido da vida? se a morte é inevitável? se o corpo em putrefação e micróbios te comendo até sumir na negritude eterna, sem nunca mais retornar. Ser bom só faz sentido quando se tem esperança, do contrário, não faz sentido, além de ser uma perda de tempo, sendo que você pode investir apenas em você, para pelo menos, ter esse pequeno espaço de tempo pra você, em você, e com você. No mundo que vivemos hoje, ser bom, não é uma escolha, mas sim um desafio.