Desde que me conheço por gente, meu pai é uma pessoa extremamente ignorante e mal educada, e embora não tenha sido um pai ruim, prejudicou muito minha infância e desenvolvimento (morria de medo dele).

Hoje ele mora com minha avó há cinco anos e eu com a minha mãe. Estou passando as férias com ele e infelizmente descobri que ele piorou como pessoa e que todos aqui da cidade não gostam dele, minha avó envelheceu uns 20 anos durante esse tempo de desgosto por tê-lo como companhia. Ele briga, xinga a todos e grita como um louco! Só essa semana ele já fez vários escândalos.
É uma pessoa cheia de ódio, parece um ogro, é insuportável ficar perto dele.

Eu achei que com amor poderia resolver a situação, tentei me aproximar e conversar, orientá-lo e indicar um tratamento, algo que ajudasse nessa situação. Ele ouve, fica quieto, e dali uma hora manda alguém ir tomar no cu, repete com mais intensidade os atos de violência e desrespeito.

elas perguntam
9 8
eles respondem
anônimo
06/01/2017 13h58
Caso perdido. O melhor seria o afastamento. Tenho pena da mãe dele que deve viver um inferno todos os dias e não pode fazer nada pra ter paz.
06/01/2017 13h44
Nossa parece o povo daqui.kkkkk meu pai tambem é assim o dono da razão. É um saco quando ele cisma mas fora isso é um excelente cara e uma boa pessoa, mais não sabe controlar os sentimentos por causa dos fracassos da vida e joga a culpa e frustações nos outros, eu so obeservo. E a maioria das pessoas estão assim mas graças a problemas da vida e financeiro e de vez em qundo até eu me pego assim mais ai abaixo a bola e tento evoluir. Te entendo linda.
06/01/2017 14h06
Olá Ellie, boa tarde! Muito louvável a sua preocupação em querer mudar essa situação, parabéns você deve ser uma ótima filha. No caso do seu pai o problema não é só psicológico e sim também ESPIRITUAL. Pelo seu comentário abaixo informando que ele é "religioso" só reforça que o problema é de fato espiritual embora muitos ignorem esse fato mas existe sim esse problema.

No seu lugar procuraria primeiramente relatar isso ao líder do lugar que seu pai frequenta e pedir a ele que ajude de alguma forma ( seu pai não precisa saber dessa conversa). Depois pararia de fazer o que não funciona que é falar com ele sobre os exageros dele etc. Não adianta você falar, ele não vai mudar dessa forma pelo contrário só vai piorar então continue sendo a filha exemplar e ore ou peça alguém que siga orando por ele porque isso tem sintomas de uma pessoa perturbada espiritualmente e psicologicamente.

A esperança existe porque se ele frequenta a igreja pode ser que ouça o líder por "temer" a essa "autoridade"

Espero que consiga resolver esse problema, boa sorte.

Minha opinião!
anônimo
06/01/2017 21h44
Descreveu meu pai
infelizmente não se pode fz mais nada quando a pessoa realmente não quer mudar
06/01/2017 14h48
Olha,
Eu não conheci meu avô(que tinha personalidade igual ao do seu pai),mas pelo que minha mãe me contou só o que resolveu foi a solidão,no caso ele ter ido morar sozinho.
Todos os animais e seres vivos trabalham em grupo,os pássaros comem as frutas que as árvores os proporcionam e depois dispersam as sementes prolongando a linhagem daquela planta. Nós seres humanos não somos diferentes,nós precisamos uns dos outros,mesmo a gente pensando que não.
Meu avô era o tipo pai ausente,trabalhava de caminhoneiro e só chegava em casa nos finais de semana e assim que chegava saía com os amigos,nunca deu atenção pra minha mãe e pros meus tios. Foi só os filhos dele saírem de casa e minha avó morrer que ele experimentou da solidão e mudou suas atitudes,nos últimos dois anos de vida dele ele morou sozinho em uma cidade do interior. Desde que ele se mudou pra essa cidade ele começou a procurar mais os filhos e os netos,acredito que com seu pai possa acontecer o mesmo.
Na minha humilde opinião você deveria aconselhar sua vó a mandar ele ir morar sozinho e vocês duas cortarem o contato com ele,eu sei que é seu pai e é difícil e etc,mas acho que só assim ele pode mudar.
É o que aquela frase diz "a gente só dá valor quando perde"
06/01/2017 13h36
È provável que não, mas alguém já convenceu ele a buscar tratamento psicológico ao longo desses anos?

As pessoas que conheço que tinham um jeito semelhante, só foram mudar depois que aconteceu alguma consequência grave, mas o melhor mesmo é tentar conscientizar ele de que esse jeito dele está prejudicando ele próprio e as pessoas que convivem com ele.

Se tiver alguém que tenha liberdade de dizer isso pra ele, sem que ele parta pra ignorância, seria o melhor à se fazer.

È melhor conscientizar ele disso, pois pessoas assim, uma hora ou outra, acabam sozinhas.
anônimo
06/01/2017 13h30
Pessoas assim só melhoram qdo morrem, não tem mt o q fazer, triste pela mãe dele q deve sofrer, ja conheci mts assim.
06/01/2017 13h41
Parecendo meu pai. Kakakakakakka
Era louco na pista.
Mas tinha um bom coração. Não pagava de porra nenhuma, era louco mesmo na cachaça.

Não sei o que te sugerir. Eu amava meu pai do modo que ele era, apesar de todas as merdas e trabalheira que dava.

Sorte pra tu aí.
06/01/2017 13h33
Complicado hein... porque ele vive com a sua avó? Era melhor ele viver sozinho mesmo
elas respondem
06/01/2017 13h33
Descreveu meu pai :/
Minha mãe e eu sofremos um monte com ele também, mas não há nada a ser fazer se ele não quer ser ajudado, digo por experiência própria. Pior que está não é uma realidade muito distante, muitas famílias sofrem com homens assim
06/01/2017 13h34
Se conversar com ele numa boa não tá adiantando, talvez você precise "conversar" no nível dele. Talvez agindo da mesma forma ele comece a se tocar. Eu sei o quanto dói você olhar pra alguém e dizer coisas ruins, mas se você chegar nele e dizer: "ninguém gosta de você, a cidade te odeia a vó enevelheceu 20 anos depois que você tá aqui, porque ela sente desgosto do que você se tornou." Ele vai sofrer? Muito, mas talvez precise do choque de realidade.
Meu pai era um cara super grosseiro, chegava em casa e brigava atoa devido aos problemas no trabalho, chegou a se pegar na portada com os meus irmãos. Depois que ele começou a ser peitado, ele parou. Os problemas do trabalho também amenizaram 99%, então hoje ele é uma pessoa muito, mas muito mais legal, parece que trocaram pelo Homer :P
anônima
06/01/2017 13h35
Já ouviu falar no caso richthofen? skaopkspoaksopkaspoa

Falando sério agora... Seu pai viveu/agiu dessa forma, praticamente, a vida inteira, não será agora, quando ele tá velho e próximo da morte natural, que mudará toda uma forma de agir de décadas. Ainda que seja a filha dele que chega numa hora dizendo que ele tá errado, que precisa ser alguém diferente e de tratamento. Enfim, tentando mudá-lo.

É louvável sua atitude em querer torna-lo alguém melhor, mas vc sabe que isso não depende de vc, ne? E que essa sua ''ajuda'' ainda que bem intencionada, talvez o torne alguém mais grosseiro/horrível/insuportável/. É sem sentido querer ajudar alguém que não quer ajuda. Eu acho que deve ser o caso dele.

Não podemos, claro, demonizar completamente o seu pai (acho que até fiz isso já), as vezes, toda essa amargura e grosseria são tristes reflexos de uma vida dura. De uma vida difícil. De mágoas. De tristezas profundas. [não sei se é o caso dele]

Claro, tds levamos uma vida complicada, mas, para nossa sorte, mtas pessoas sabem lidar com as tristezas da vida e não se tornam alguém igual a seu pai.

Vc Poderia ajudar sua vó. Ela deve tá precisando.

E mais, deixa seu pai pra lá... E não deixa todo o comportamento dele influenciar suas relações e toda sua vida. Foca em vc. Deixa o velho para lá. Ele já enfrentou a vida. Já viveu bastante. A vida dele tá terminando, a sua, provavelmente, ainda tá caminhando... Foco em vc!
06/01/2017 14h10
A maioria dos homens estão assim, não amam e nem respeitam eles mesmos e terminam sozinhos, meu pai era assim também, bebia e batia na família, hoje se encontra morando só mas fizemos de tudo por ele e ainda fazemos mesmo ele distante. =/
anônima
06/01/2017 22h00
Situação triste. Ele parece mesmo revoltado, parece querer descontar na vida algo que ele sente ou vive/ viveu. Algumas pessoas sofrem em silêncio por não saberem falar sobre e acabam colocando isso para fora de forma agressiva. Provavelmente ele precisa mesmo de uma avaliação profissional para ver se não é um trauma, uma visão errada de mundo que o deixou assim. Que bom que você ainda quer ajudar, porque a tendência é ele afastar todo mundo.
anônima
06/01/2017 22h04
Meu pai age do mesmo jeito e nossa relação é extremamente ruim, nem aguento mais as implicâncias dele, ele me xinga de tudo e não me apoia em nada nem nos estudos, resolvi viver a minha vida porque meu pai é um vampiro emocional, se você tentou ajudar o seu pai e ele se recusa a aceitar a ajuda apenas viva a sua vida porque pelo menos você tentou ajudá-lo.
anônima
06/01/2017 23h34
Se está com tanta pena de sua avó e com razão, porque não chama ela pra morar com vocês ?
Assim ele ficaria sozinho para aprender
06/01/2017 13h25
(Continuação)

Ele acha um absurdo procurar ajuda médica e se orgulha de ser autoritário.
O pior de tudo é que ele frequenta a igreja e paga de santo espiritualizado, mas só quem vive com ele sabe o quão desgastante é.
Tenho medo do mal que ele tem feito à minha avó, que é uma mulher especial, de bom coração. Ele está destruindo a família e eu não sei o que fazer, gostaria de ajudá-lo, pois no fundo sinto dó de ver o que ele está se tornando.