O combustível está caro em todo o mundo, mas o fato de estar surreal no Brasil é o mesmo de sempre, muito imposto e moeda fraca.
Além disso, temos um monopólio que é a Petrobrás, logo ela se sente confortável em cobrar o que melhor atende os políticos e/ou acionistas. Se houvesse competição entre empresas, as empresas seriam obrigadas a trabalhar com um lucro menor, mas no Brasil, os mais de 200 milhões de hab são reféns de uma única empresa que abocanha todo o mercado nacional.
Justificar com a lei de mercado é criminoso! Precisamos vestir a camisa da cbf e sairmos na rua pedindo o impeachment desse cidadão!
Devolve a gasolina a R$2,30 !
O causa está além da Petrobras.
Primeiro é que a Petrobras faz sua política de preços de acordo com o valor internacional do barril de petróleo que chamamos de (Brent).
Essa cotação usada como referência em praticamente todo mundo, se encontra muito alta motivada por diversos fatores como a pandemia (que reduziu a oferta do petróleo) e mais recentemente a guerra da Rússia x Ucrânia.
O segundo fator é que é a desparidade Dólar-Real, que se encontra bem elevada.
Por fim além de tudo ainda há o impostos que incidem sobre o valor do combustível, que complica ainda mais.
Ou seja, por mais que hajam políticos prometendo coisas faraônicas, mudar os preços na marra só criaria um efeito bom, momentâneo, mas um preço muito pior a se pagar mais pra frente...