Eu fui superprotegida desde sempre pela minha avó e mãe, sempre compravam de tudo pra mim e faziam todos os meus gostos. Cresci um pouco mimada e agora que tenho 18 preciso ter mais responsabilidades, me comunicar com as pessoas e ir nos lugares sozinhas mas minha ansiedade e depressão não ajudam sem contar que quando você é superprotegido você desenvolve um pouco de timidez e fobia social. Estou com medo de me permitir viver, medo de não ser boa o suficiente e que as pessoas me odeiem. No trabalho sinto que não me encaixo pq fico um pouco na minha e as pessoas não chegam perto. Minha mãe está me pressionando pra tirar carta e ter meu apartamento mas meu trabalho não é remunerado é só um estagio. O que aconselham?

elas perguntam
10 5
eles respondem
02/04/2022 14h57
Eu fui o primeiro filho, meus pais perderam um filho quando eu tinha 5 anos.

Depois disso, tudo era motivo pra me cercar.

Quando meu irmão ( 10 anos mais novo) nasceu, eu recebi um alívio em relação a isso.

Mas, nem tanto.

Porém, quando eu entrei já faculdade precisei me virar, no mercado de trabalho (piorou).

Dica: parta para a exposição.
Se joga nas suas dificuldades, se expõe pra elas.
Se não consegue se comunicar, começa com bom dia, boa tarde, boa noite...
02/04/2022 15h00
Não sei o que dizer,mas espero que voce consiga ficar bem
anônimo
02/04/2022 14h33
Se vc fosse uma criança, tudo bem culpar sua mãe e sua vó, mas vcs não dizem que com 18 já é adulto? Bela desculpa culpar os outros por nossos fracassos. Tome as rédeas da sua vida e pare de botar a culpa em terceiros
anônimo
02/04/2022 14h38
tbm fui superprotegido mas não desenvolvi isso.
anônimo
02/04/2022 15h05
Sabe oque vc faz? Começa a parar de comer porcaria e cria uma rotina de exercícios físicos

Depressão é desequilíbrio químico do cérebro, o resultado? Corpo intoxicado

Resultado de corpo intoxicado? Sedentarismo, alimentação podre e isolamento social

Pode ver que não existe nenhum maromba ou extrovertido depressivo, os únicos depressivos que eu já conheci eram tímidos viciados em doces que viviam em um quarto trancado em redes sociais

Quer se curar da depressão? 3 etapas: exercícios físicos, socialização e alimentação saudável
02/04/2022 15h00
Não, você é a única sequelada aqui.
02/04/2022 15h38
Tente viver a vida sem neuras, e se isso te atrapalha tanto procure ajuda profissional de um psicólogo.
06/11/2022 06h17
Essa insegurança é normal, o que você deve fazer é seguir em frente.
anônimo
06/11/2022 06h28
Digamos q essa proteção excessiva me prejudicou muito, minha mãe era mais liberal, porém meu pai n deixava eu nem ir na esquina, levava uma surra, já comentei várias vezes no site sobre isso, muitos tem o mesmo problema, sobro até hoje com timidez e fobia social, porém dos 20 aos 26 melhorou 50%, aos 20 comecei a sair, graças a uns amigos q iam a um rock na praça, depois disso fui melhorando, no começo meus pais piraram, porém aos poucos foram aceitando a ideia de eu sair... mas demorou bastante tempo, hoje com 26, depois de ter passado pela faculdade, estar trabalhando, parece q tudo a veio depois q comecei a sair foi uma terapia, fora 20 anos digamos q trancado, 6 anos ainda é pouco para se curar disso, mas tu melhorou depois q comecei a seguir minha própria ideia e gosto, eu comecei a me curar entrando para um grupo social, pessoa do rock... pra vc ter uma ideia, até pra cortar o cabelo eu tinha q ir com minha mãe ou pai, isso por mt tempo...
anônimo
06/11/2022 08h33
Te entendo, tô na mesma
elas respondem
02/04/2022 14h38
É a mania de achar que tem agradar que atrapalha. Tem que dar um passo de cada vez e ter paciência.
Creio que sua mãe saiba que é um estágio não remunerado né, não fazem sentido essas ambições dela.
anônima
02/04/2022 15h30
Eu sempre fui super protegida e faço várias coisas.
Fobia social geralmente são pessoas que tem mania de agradar e pensam que vão ter exposição demais.
Pensa assim,que ninguém repara em ti e se joga, faça o que tiver vontade.
02/04/2022 15h07
Se apegar a Deus e ir traçando metas para perder o medo, trace um desafio, comece com algo simples, se aventure. Igual eu fiz, não sabia andar de ônibus em tal bairro, coloquei crédito amais caso errasse o caminho e só fui, claro que não a noite. Eu tive que resolver a matrícula sozinha da universidade e foi duro, pois entrei por cota e pedia muito documento, estava exausta, com medo e ansiosa, mas respirei fundo e fiz. Chegue nessas pessoas, mesmo que a adrenalina aumente e te faça achar que não é uma boa ideia, só vai. Você só vai superar esse medo com um tratamento psicológico e colocando em prática experiências comuns que você pode ter medo, como falar com estranhos, por exemplo. Não tenha medo de julgamento, nem Jesus que era bom com todos agradou todo mundo, quem dirá nos 100% humanos.
anônima
02/04/2022 15h17
Somos parecidas
anônima
06/11/2022 06h15
a maioria conselho ruim