O mercado de trabalho brasileiro é uma insanidade só.
Uma vez eu vi uma vaga exigindo cursos, faculdades e até conhecimento em língua para pagar algo em torno de 2 mil reais, fora de lógica.
A pessoa rala, estuda, se forma, faz cursos, para no fim arrumar um trabalhinho que vai gerar 2 mil reais mensais, é foda.
O mercado de trabalho brasileiro é muito rígido, caro, e conservador, o que dificulta a geração de empregos em momento de turbulência econômica.
Quando os fundamentos da economia não justificam os salários, os benefícios, e a burocracia que o estado impõe as empresas, elas seguram as contrações, gerando desemprego. O desemprego excessivo gera uma corrida por emprego e assim como a oferta e a demanda, quanto menos empregos ofertados e mais trabalhadores a procura de vagas, maiores serão os requisitos para ocupar essas vagas.
Não é que você seja ruim, é que tem gente melhor desempregada e o patrão vai sempre optar pelo melhor para ocupar a função. O ideal é você buscar um diferencial em você, fazer cursos, melhorar sua oratória, melhorar o currículo, enfim... você tem que mostrar para os patrões o porquê você merece tal vaga mais do que os demais que estão competindo contigo.