Como um animal celomado, pois é posterior aos nematelmintos, pode ser classificado em protostomado ou deuterostomado. Os protostomados são os anelídeos, artrópodes e moluscos, os deuterostomados são os cordados e os equinodermos.
Cobra de duas cabeças, pelo nome, deve ser um réptil (uma anfisbena, portanto réptil, confirmei) e répteis são cordados, portanto, a cobra de duas cabeças é um ser deuterostomado, portanto, o seu blastóporo dá origem ao ânus e o arquêntero segue formando o tubo digestório até a boca, assim como nos humanos.
Em seres protostomados, a formação do ânus ocorre após a formação da boca, como ocorre nos helmintos, moluscos, anelídeos e artrópdes.
Todos os celomados possuem tubo digestório completo. Dos animais citados, apenas os platelmintos não têm ânus, alguns sequer possuem tubo digestório, pois são acelomados, ingerem o alimento e eliminam as fezes pela boca se o possuem (turbellaria e trematoda) ou absorvem nutrientes através da ectoderme (absorção cutânea, próprio da classe cestoda).