5.28K  12/09/2019 15h27
eles perguntam
17 13
elas respondem
13/07/2014 22h28
Constrói-se e destrói-se também :) rsrs
anônima
13/07/2014 21h52
Eu acredito que as vezes o amor acontece do nada a primeira vista. E há tbm a vezes q vc gosta de alguém, e vai se relacionando com essa pessoa, e percebe as afinidades, e a intimidade vai crescendo com o tempo, o carinho vai se tornando maior e recíproco a cada dia, a vontade de ficar perto aumenta, sincronia vai se aperfeiçoando com o tempo...Enfim sim ele se constrói ou as vezes ele simplesmente acontece, são casos e casos. Conheço uma pessoa que foi casado com uma mulher por 25 anos, e mesmo separado, ele a ama, e diz que a amou desde o primeiro dia em que a viu.
09/06/2015 14h55
Sim .O amor não é algo que surge ''do nada'', ele se constrói em cada detalhe, cada dificuldade, cada vitória, ou seja, cotidiano .O amor é como uma árvore ele cresce devagar e assim temos que ir cuidando para que ele se fortaleça dia após dia, tendo em mente que é uma obra sem fim e para anular esta tal obra não é tão simples pois quando se constrói muros com tijolos firmes não é um ventinho que irá derrubar pois mesmo diante de tempestade quando se ama, se supera e se modula caso necessário,é uma construção diária sem a intenção de formar um projeto final pois no dia que a construção estiver completa é considerado o fim.
23/03/2015 12h41
Acredito sim. O amor, como os demais sentimentos, é construído. Construído em cima da convivência, na admiração, no respeito. Acho que é normal o amor por alguem enfraquecer, tornar-se mais sólido ao longo do tempo ou ate mesmo findar.
15/07/2014 00h18
O amor nasce de fato, mas tem mesmo que ser construído, se não fosse assim, o amor não exigiria o tanto de cuidados que exige. Começar a amar é fácil, difícil é continuar a amar.
14/07/2014 15h46
Sem duvidas, o amor é construído pro bases, confiança, respeito e carinhos, depois desses vem as outras prioridades... Não acredito nessa de amor a primeira vista! Isso pra mim é desejo, atração, qualquer outra coisa, menos amor... Amor é compreensão, afeto, lealdade, cumplicidade, amizade... É saber dos milhares de defeitos da pessoa e mesmo assim querer estar ali junto, como for e onde for, amor é entrega... Amor é tantas coisas, que apenas um momento ou um simples olhar, é muito pouco pra se amar !
13/07/2014 22h24
Cara, é foda falar em amor. Talvez o amor amadureça durante a convivência. Aprender um c/ o outro é fazer do relacionamento um caminho seguro. Pode ser q o amor se "construa" dessa forma, Aparando as arestas, se formatando, acho q por aí.
13/07/2014 20h31
Não acredito nisso..pois o amor deve surgir do nada, simplesmente acontece, pq se fosse construído poderíamos construir esse tal "amor" em quem realmente vale a pena.
06/03/2014 22h31
Não, eu creio que o amor acontece, sem a gente querer, simplesmente acontece.
anônima
18/03/2018 23h12
Quando eu for para Curitiba, eu terei certeza que sim.
Beijão.
anônima
20/03/2018 16h59
Acho que o amor constrói, e não "se constrói". Considero o amor um sentimento puro, livre de forma preconceito, de gostar muito de algo ou alguém.
A partir desse princípio, moldamos nosso mundo e temos as pessoas de quem gostamos ao nosso lado, com o amor.
20/03/2018 17h28
Quando o cupido dá a flechada, não tem jeito, é amor à primeira vista! Mas, o amor também pode também ser despertado devagarinho, começar a entrar no nosso coração de forma meio morna, até que ele vai se construindo e aí se torna até mais forte. Então sim...o amor também se constrói.
anônima
18/11/2018 21h34
Sim
18/11/2018 21h37
Acredito. Quando temos admiração, amizade, lealdade, fica mais fácil aprender a amar.
18/11/2018 21h38
Sim pq ele n nasce do nada, aos poucos se vai construindo um sentimento pela pessoa....
anônima
12/09/2019 15h16
Sim, tudo é com o tempo
12/09/2019 15h27
Sim. Eu acredito que amor é uma construção diária de esforço, coragem, vontade, carinho, compreensão, empatia e solidariedade, como uma plantinha sabe ? Que só germina e brota se você regar todos os dias, com empenho e dedicação.Amor se constrói a cada momento bom, as vezes quando a gente tá de coração apertado e tem o outro, é uma construção de amor, quando a gente só fica naquela calmaria com alguém e até quando nos momentos difíceis, é o amor sendo construído.... Na minha opinião, amor é também como um projeto que exige dedicação e vontade para fazer acontecer.
eles respondem
24/03/2015 16h01
Olha só quem está procurando saber sobre amor...estou orgulhoso, hehe.

Umas das melhores perguntas aqui, com certeza.

O amor é o conjunto de sentimentos. No início temos muito claro a paixão, o desejo, o grude...

Com o tempo esses sentimentos passam e é ai que o amor se constrói. O amor se constrói no enfrentamento da falta dos sentimentos iniciais, como a paixão. (soa poético, mas acredito nisso)

Assim, o amor sai da paixão para o amor, isso mesmo, para aquela fase pós paixão...e esse amor também acaba, acredite, motivo pelo fim dos casamentos.

E pq nossos pais tem mais de 30 anos de casamento, não tem mais amor? o amor deles viraram respeito e depois segurança.

É uma forma de construção sim.
anônimo
24/03/2015 16h26
O amor é mais que um sentimento, é uma doação. Assim é uma forma de construção em que aquele que ama doa de si mesmo para fazer o outro feliz e amado.
14/07/2014 16h06
Tem a frase de uma filme que é mais ou menos assim: "A gente se apaixona assim como caímos no sono, gradativamente e de repente."
O que demonstra q o amor surge quando menos esperamos, quando deixamos de entender e apenas sentimos. Mas é claro que podemos e devemos cultivar o amor, ele nasce com pouco, mas é preciso muito para mante-lo vivo. Você não constrói o amor, mas você pode construir uma forma de mante-lo.
15/07/2014 20h46
Acho que depende do que você considere amor e o que considera construir, acredito ser muito subjetivo pois cada um encara o amor de uma forma.

É comum nos países orientais as pessoas se casarem sem se amarem e sem estarem apaixonados, inclusive ainda existe muito casamento arranjado.
O que acontece é que lá as pessoas procuram alguém com os mesmos objetivos e pontos/gostos em comum, e aos poucos as pessoas vão se conhecendo melhor e aprendendo a amar um ao outro.

É dito que nos países ocidentais o amor é como uma chaleira de água quente, as pessoas se casam no calor da paixão mas com o tempo a água da chaleira vai esfriando. Enquanto que nos países orientais o amor é como uma chaleira de água fria, que vai esquentando aos poucos.
Pelo menos é o que nos ensinam na minha religião (exatamente com essas palavras), a não procurar exatamente por alguém que você esteja apenas apaixonado, mas a buscar uma pessoa com os mesmos ideais e as qualidades certas, pois mesmo que você não seja apaixonado por ela, se ela for realmente especial o amor surgirá com o tempo.

Eu tenho um parente que foi obrigado a se casar com a mulher, ele a engravidou e o pai ameaçou matá-lo, há 40 anos atrás isso era comum. Ele se casou odiando a mulher e passou muitos anos maltrando a coitada. Depois com o tempo ele começou a amá-la conforme foram convivendo e hoje ele se arrepende muito por tê-la destratado no início porque agora ele a ama muito. Eles nos contam isso.

Não vou contar sobre os parentes e conhecidos que "se casaram por amor" e hoje estão separados, seriam muitas histórias.

Reflita.
20/03/2018 17h30
Sim. Construir no sentido de fazer e querer que dê certo. Alguém tem que ceder, e ambos cedem em algo... Com carinho, jeitinho, respeito, você transforma um sentimento de outro alguém em amor. Quer dizer, é possível se transformar né...
anônimo
25/03/2015 00h31
Constrói sim, o Amor nada mais é, quando tu perde o orgulho e o egoísmo, quando para de ver o amor como paixão e passa a ver o amor como amor, A pessoa que é egocêntrica só fica com uma pessoa que de algum modo lhe traz tudo de bom, mas o amor não é isso, o amor também é um sacrifício, para perdoar, respeitar... se não consegue fazer isso, não consegue amar!
15/07/2014 15h41
sim, objetivos comuns, respeito, dialogo, tesao ......construindo dia a dia.....tijolo a tijolo.....
06/03/2014 22h34
Claro, cada dia ao lado da pessoa é uma peça a mais ou a menos nesse sentimento, e ao longo do tempo se descobre se fica maior ou se desaparece...
07/03/2014 09h06
não o amor é natural ele nasce em vc sem vc querer.
anônimo
08/06/2015 02h03
Logo você falando de amor? Entrou pra alguma igreja? Kkkk mas falando sério, esse lance de amor não é aquela coisa perfeita de ficção não. A única coisa que se constrói á dois é o respeito mútuo e a cumplicidade para o resto da vida, em alguns casos, mas amor mesmo, acredito que não.
20/03/2018 16h26
Existem casos e casos.
anônimo
18/11/2018 21h36
Sim.
18/11/2018 21h39
SIM,Então o amor se constroi quando ambos tem uma relaçao harmonica, quando sabem ceder, quando sabem conversar..e quando há um relacionamento e nao uma possessao.