elas respondem
De todas as idosas que eu conheço e já conversei, boa parte nem queria casar mas a família escolhia. A minha bisavó odiava meu bisavô mas ela acabou casando com ele porque o pai dela queria que casasse. Obviamente não eram todas que eram obrigadas, mas não era essa maravilha não. Hoje em dia as pessoas têm liberdade.
A liberdade de escolha.
Para ter a relação ou termina-la.
Casamentos antigos eram muitas vezes arranjados, e a mulher não tinha uma forma de sobreviver sem o marido para prover a casa, e separar era considerado um absurdo, uma desonra.
Romantizam muito relacionamentos do passado, mas não eram perfeitos. Minha avó casou com um homem mais velho, não teve nenhum contato íntimo com ele antes do casamento, não havia amor embora gostasse dele, o amor veio depois, isso porque ela teve sorte de meu avô ser um bom marido, um bom pai, e honrar a família. Mas obviamente nem todas tiveram essa sorte.
Na época da minha bisavó e avó casavam cedo, aos 14 anos minha bisa já estava casada. Minha avó foi com 16 anos.
O que importava era o marido dar o sustento para a esposa. A mulher tinha a responsabilidade de cuidar da casa e dos filhos. Traição? Se ele conseguisse ser provedor em casa, tanto faz se estivesse com outra, com tanto que a amante não perturbasse a esposa.
Na época dos nossos avos eles casavam sem mal se conhecer, e se fingiam de santo
Já hoje em dia o pessoal namora até conhecer, se não der certo termina, mas naquela época a pessoa só ia saber quem era o conjugue dps do casamento. Eles se fingiam de santo tbm, mas hj em dia a gnt já é safado e não tem essa de fingir e fzr escondido
Da época dos nossos avós tinha respeito.
Os de hoje, só putaria.