Tipo, eu estou desempregada e perto de formar. Essa amiga, já acabou de formar, está fazendo mestrado e acabou de arrumar emprego, fica me chamando pra sair e ficar falando sobre ela, as coisas que ela está conquistando. Fácil, pois ela mora com os pais e irmãos, ela tem tempo pra investir nela, moro apenas com meu pai e ainda tive que me virar por muitas vezes pra ajudar no sustento, fora que me pai não é tão facil de lidar. Fico chateada por ela não ter empatia e também fico triste pela ideia de talvez eu estar sentindo inveja, eu deveria estar feliz com as conquistas delas. Por isso evito sair, digo que estou sem dinheiro que é verdade, pois essas coisas me chateiam

elas perguntam
5 1
eles respondem
10/04/2022 09h17
Acho que tem um pouco de inveja aí sim. Mas concordo que é chato ficar ouvindo uma pessoa ficar falando o tempo todo de si mesma.
anônimo
10/04/2022 09h29
Inveja, no meu ponto de vista, seria querer o trabalho dela, o mestrado dela e a vida dela. Mas você se sente mal, pois necessita de coisas que essa moça tem, mais por sobrevivência que por inveja. Uma vez que ela sabe da sua situação, acredito ser sem noção falar dessas coisas. Você gostaria de uma " amiga" empática , que não te transformasse num diário pseudopsicologico. Aí aparece está moça sem noção e você acaba se sentindo mal e seu cérebro te leva a pensar que é inveja. No meu ponto de vista, você só não está contente com sua amiga sem noção.
Sentir "inveja" neste caso é inescapável, vai acontecer querendo vc ou não.
Não se sinta mal por isso e podendo se livrar deste fardo que não vai te trazer lucro algum, meta o pé
10/04/2022 09h35
É egocêntrico da parte dela te chamar pra sair e só querer falar sobre si mesma, mas acredito que ela não faz isso pra te humilhar ou se sentir superior, deve ser só pra receber aplausos e afagar o ego mesmo.

Acredito que tenha uma dose de inveja sim.

"...fica me chamando pra sair e ficar falando sobre ela, as coisas que ela está conquistando. Fácil, pois ela mora com os pais e irmãos, ela tem tempo pra investir nela..."

Essa parte do seu texto evidencia isso. Por mais que você tenha menos privilégios, não acho certo reduzir o esforço da pessoa em conquistar o que ela tem hoje. É uma visão de mundo que as pessoas demoram para enxergar, muitas morrem sem perceber isso, mas no fim de tudo é questão de empatia e humildade.

Assim como você tem mais privilégios que grande parte dos brasileiros, e nem por isso sua vida é fácil, o mesmo se aplica pra ela e outras pessoas que tem mais condições que você.
10/04/2022 09h20
Talvez ela só esteja querendo te animar a continuar nos estudos também, às vezes as nossas boas atitudes são interpretadas erroneamente.
10/04/2022 09h26
Desnecessário ela ficar se gabando
elas respondem
10/04/2022 09h27
Pior que é inveja sim, também já fui assim e é péssimo. Sentimento ruim da porra