Eu estou com um problema, eu estava estudando gramática e li que o "te" corresponde ao "tu" e o "lhe, os, a, o, a" corresponde ao você. Pq o lhe, o, a, os, as, é da terceira pessoa, e o voce é pronome de segunda pessoa do discurso, mas de terceira pessoa gramatical. E o tu, é da segunda pessoa gramatical. E li que é errado de acordo com as normas do português, misturar o "te" com o "você" exemplo: eu te entreguei o livro, para você estudar.

Essa frase está errada porque o te corresponde ao tu. Essa frase só caberia o te se fosse: "eu te entreguei o livro, para que tu estudes"

Resumindo, eu li que só se pode usar o "lhe" com verbo transitivo indireto, eu estudei sobre transitividade verbal, li mts coisas e perguntei a minha professora de português. Mas eu nunca sei diferenciar um verbo transitivo direto do indireto, e não sei usar o "lhe" corretamente

Até porque estou querendo escrever um livro e quero saber escrever corretamente

elas perguntam
1 0
eles respondem
anônimo
12/04/2022 13h53
“Entreguei-lhe o livro” seria o correto.