"...nunca **visitariam o Rio"
Não sei porque disseram isso, eu não gosto de ir ao rio por causa da violência e da cultura da corrupção disseminada por todos os lugares, o taxista malandro que não liga o taxímetro, o comerciante dono do bar que te cobra mais do que você consumiu, o "cidadão de bem" que viu a nota de 50 que você deixou cair e não te avisa, é a legítima cultura da malandragem.
Não são todos os cariocas, na verdade é a minoria, mas existe uma concentração de gente desonesta no Rio que é inexplicável.
O Rio é representa perfeitamente o pior do jeitinho brasileiro
Eu moro no nordeste, e na parte mais a norte do nordeste, no estado de Pernambuco. É muito longe.
Eu iria apenas se fosse para levar minha namorada junto, que também é nordestina, mas também mora longe do Rio de Janeiro. Uma passagem de avião ou de ônibus para o Rio de Janeiro não é menos que 500 reais (até verifiquei agora), ou seja, seriam 1000 reais na ida e 1000 reais na volta, no mínimo.
As únicas vezes em que fui para tão longe foram em viagens em que fui com meus pais e eles pagaram. Eu fui à Goiânia uma vez usando meus recursos, mas foi porque haveria um congresso muito importante para meu currículo para apresentar pela minha faculdade. Foi até recente.
Além disso, a meu ver, o Rio de Janeiro parece estar com problemas graves de segurança pública e além disso, é um lugar que não parece ser tranquilo, é abarrotado por turistas, e não tem influências atualmente muito boas, desde bicheiros de escolas de samba, pessoal das emissoras de televisão até políticos possuem certo envolvimento com o crime organizado, ou seja, muita coisa lá deve ser impregnada por esse espírito de "terra sem lei" e de acomodar os que gostam de algum relativismo moral, até nos nomes das ruas ou outras coisas. A vizinha Niterói é pior ainda nesse sentido, é como uma cidade do funcionalismo público segundo o carioca Ricardo Albuquerque, do Ancap.su. Se eu for ao Rio, acho que o que vou achar por lá em maior número é aquilo que deu origem à elite do Leblon, ao Projaquistão e a seus similares, e eu não tenho muito o que ver a respeito dessas coisas.