Quem passa num concurso para professor por exemplo,é funcionário ou servidor público?

eles perguntam
6 14
elas respondem
14/04/2022 19h06
Pra mim, era a mesma coisa... mas pesquisei e vi isso: "Se o servidor público atua em funções e órgãos da Administração Direta, o empregado público é aquele locado em corporações associadas à Administração Indireta, como os correios e agências estatais bancárias, por exemplo."

Se isso estiver certo, servidor público é aquele que trabalha diretamente com a prefeitura, secretarias municipais, etc., através de concurso público (como professores), e empregados públicos são aqueles concursados em instituições que são apenas associadas à coisa pública, tipo o Correios.
anônima
14/04/2022 16h43
Pra mim dá na mesma.
anônima
14/04/2022 16h43
É a mesma coisa
anônima
12/10/2022 12h58
Servidor junta tudo.

Agora, há os que são regidos por estatutos (os chamados estatutários), que são regidos por um estatuto próprio. Esse pessoal presta concurso e estão vinculados à administração direta, autarquias e algumas fundações públicas. Policiais, Pessoal que trabalha pra o executivo da união, estados, df, municípios...pessoal de camaras municipais, assembleias, tribunais...

Tem o empregado público que é aquele que também faz concurso, mas é regido pela CLT. Pessoal dos bancos, por exemplo.

Tem os comissionados que não fazem concurso e são indicados por alguém.

E tem também o pessoal que faz concurso, mas não são considerados servidores quando é para ter impactos negativos (são chamados membros de poder) : juízes, desembargadores, ministros, políticos...

Em geral, se passa para professor ou voce vai ser estatutário ou prestador de serviço, a depender do concurso.
14/04/2022 19h04
É quase a mesma coisa, mas tem diferença. Não sei dizer quem é quem mas um pode trabalhar na Administração pública indireta e o outro na Administração pública direta e indireta
anônima
14/04/2022 17h04
Boa pergunta, fiquei curiosa agora.
eles respondem
12/10/2022 13h00
Ambos Não trabalham
14/04/2022 16h43
Professor é servidor publico.
anônimo
14/04/2022 21h49
Procura no google, não sou dicionário
12/10/2022 14h55
Nenhuma, tudo lixo.
14/04/2022 16h42
Não sei, espero ter ajudado.
12/10/2022 13h12
É a mesma coisa.

A única diferença são entre os celetistas, estatutários e os comissionados.

Os estatutários são servidores cujo órgão tem seu estatuto próprio.

Exemplo: Os professores da rede pública de ensino do governo de SP.

Os celetistas são os servidores cujo regime de trabalho é através da CLT.
Ex: funcionários do Banco do Brasil.

Os comissionados são aqueles que não entram por concurso(diferentemente dos estatutários e celetistas) e são indicados por algum ocupante de cargo eletivo como prefeito municipal, governador de estado, presidente e demais cargos eletivos.
Normalmente são cargos de comando como ministros, secretários e diretores.

E por fim, o que já mencionei antes são os cargos eletivos. Tbm não entram por concurso público e nem por indicação e sim por voto popular, sendo o voto majoritário(prefeito municipal, governador dos estados e do DF, Presidente da República e senador) e os votos proporcionais(vereador, deputado estadual, deputado distrital e deputado federal).

São essas quatro categorias de servidores públicos
14/04/2022 19h32
Na prática é a mesma merda.
14/04/2022 19h28
Nenhuma. Servidor público está ali para servir ao público em alguma função, logo ele é pago e com verba pública, portanto funcionário público.
anônimo
14/04/2022 19h23
Acho que não tem nenhuma.
14/04/2022 19h22
Pra mim nao há diferença, pois o funcionário público está servindo ao Estado (uma pessoa que está prestando serviço para o funcionalismo público, ou seja, um servidor)
14/04/2022 18h48
mesma coisa
anônimo
14/04/2022 18h37
Nenhuma.
anônimo
14/04/2022 17h02
É a merma coisa.
anônimo
14/04/2022 16h42
Até onde eu sei é a mesma coisa ( Posso estar errado ).