Eu vou te contar uma estória.
"Havia uma corrida entre lebres, cordeiros, lobos, cachorros, vacas, entre outros, além de... tartarugas e caracóis. Havia uma gigantesca platéia, onde muitos assistiam e faziam suas apostas. As pessoas questionavam a presença de tartarugas e caracóis, não era possível eles vencerem pois eram muito lentos. O tempo passa e ao final da corrida, verificou-se o vencedor, melhor, a vencedora... uma tartaruga! Todos ficaram surpresos, e, ao consultar um velho sábio, uma coruja, ela disse: - Simples, ela é surda...
Moral da estória: "Não escuta o que o externo lhe diz, tenha foco, seja disciplinado, trate de sua espiritualidade e busque meios de obter sucesso sem ouvir o que o externo lhe diz."
Se ela tem pontos positivos, tudo bem. Mas se ela tenta te rebaixar, isso só vai acontecer se você der ouvidos. Obs: Não discuta com ela, nunca discuta. Discussões não levam a nada. O ser humano não tem o costume admitir que esta errado e isso só vai piorar a situação.
"Pensamentos levam a objetivos, objetivos viram ações, ações formam hábitos, hábitos moldam o caráter, e caráter determina nosso destino" - Tryon Edwards.
Se você quer mudar, você já deu o primeiro passo. Agora mude a sua maneira de pensar.
Mas, preste atenção ao que ela diz. Talvez nem tudo que ela diga seja para te rebaixar, além disso não se esqueça de discutir o mínimo.
Após mudar sua maneira de pensar, o que você deve fazer é estabelecer um propósito, desenvolver (ou aprender) uma habilidade. Terminar os estudos (sempre precisamos), seja pelo conhecimento ou pelo certificado. Você pode prestar um concurso ou desenvolver um trabalho autônomo (pra não depender muito de emprego). Planeje a área que deseje seguir, como mercado, ganhos, salário, experiência necessária e aprimorada. Enfim, mantenha-se ocupada. Você já é adulta, então deve ser capaz de fazer essas coisas, sua mãe não tem controle sobre sua vida.
Boa sorte, qualquer coisa conta comigo.
Vc repete muito o "poxa" e parece uma adolescente escrevendo. Talvez sua mãe só esteja querendo te proteger por achar que vc ainda não é capaz de lidar com todas as responsabilidades da vida adulta. Se vc acha que ela realmente está errada, simplesmente saia de casa. Boa sorte ;)