Estava conversando com algumas pessoas no meio da conversa surgiu a discussão sobre uma pessoa tímida, sobre o medo de não ser vista como ela queria sendo muito cautelosa com coisas muitas vezes irrelevantes, achando que as pessoas se importam tanto com ela que irão julgá-la sendo que na maioria das vezes a pessoa nem é notada, e isso é diferente de ser uma pessoa introvertida que tem a preferência por lugares menos estimulados evitando festas estilo samba e preferindo um local mais pacífico, um exemplo de diferença entre as duas é em uma apresentação à várias pessoas, a pessoa tímida teria dificuldades mas uma introvertida lidaria bem com a situação, para vocês isso é um tapa na cara das pessoas tímidas (sim irrita mesmo) ou tem outra opinião sobre?

eles perguntam
6 1
elas respondem
19/04/2022 21h16
Olha eu sou uma pessoa extremamente timida...
Ñ curto estar em festas, local com muita gente...ñ curto ser o centro das atenções...sou introvertida...gosto de ficar no meu canto...mas tbm me importo bastante com a opinião dos outros e oque elas acham..e gosto de ficar em lugares calmo ou quietos evito lugar com muito barulho!
E sofri bullying tbm por ser timida!
Mas eu lido bem com tudo isso! Mas o bullying me trouxe mais inseguranças como na comunicação, quando eu converso com as pessoas eu evito de olhar nos olhos por medo de julgamento
anônima
19/04/2022 21h22
Sempre ouvir isso sobre pessoas tímidas mas a parte que não entendo dessa explicação é “achando que as pessoas se importam tanto com ela…” também já ouvir que elas se acham o centro das atenções, como é que uma pessoa que é tímida vai se sentir o centro das atenções?
anônima
19/04/2022 21h34
A pessoa tímida desenvolve esse mecanismo de defesa não porque se acha muito importante e precisa fazer jus a esse papel, ela se protege de situações que podem fazer ela ser, por exemplo ridicularizada em público porque provavelmente em alguma fase anterior ela passou por algo relacionado a isso, ela foi exposta ou se expôs e sofreu uma rejeição muito forte pra ela (ex: criança que sofreu bullying na sala de aula) e por isso tem uma autocrítica muito grande, a autocrítica é o mecanismo de defesa fazendo ela impedir de entrar nessa situação de "perigo" de novo, essa autocrítica é negativa e só faz ela se sentir sujeita a ridicularização novamente e por isso a postura hesitante e tal em suma: não se trata de se achar importante, se trata justamente de não se achar importante, achar que deve hesitar ao se expor para se preservar, é algo parecido com a situação de alguém que sofre um acidente de carro e evita andar de carro de novo, uma pessoa que não passou pela mesma experiência pensa "bobagem, qual o problema de andar de carro?", mas quem sofreu o acidente pode desenvolver esse mecanismo de defesa pra evitar essa situação de novo porque essa experiência no passado foi traumática, a timidez é a mesma coisa, um mecanismo de defesa adquirido durante a vida devido alguma experiência negativa com relação exposição social, seja na escola, na família, etc.
19/04/2022 21h50
Sim, eu já tenho esse pensamento há algum tempo. Talvez a timidez, seja fruto de ego grande.
19/04/2022 21h55
Eu sou muito tímida e não é uma questão de egocentrismo, acho que as pessoas realmente reparam umas nas outras, quando alguém cai, vai com uma uma aparência feia em algum lugar, erra algo em público ou o que quer que seja as pessoas riem, debocham, comentam umas com as outras, as pessoas são fofoqueiras, e quem é tímido tem pavor disso pq sabemos como as pessoas são más umas com as outras às escondidas. Acho muita falta de consideração reduzir um problema que a gente daria tudo pra não ter a "se achar importante demais".
anônima
15/09/2022 18h10
Concordo em partes
eles respondem
anônimo
19/04/2022 21h48
Timidez é falta de habilidade sociais...