Uma colega de trabalho já de muitos anos me convidou para ser padrinho do Bebê dela junto a outra colega de trabalho que será a madrinha. Já temos amizade a uns bons anos e eu aceitei.

Só que eu apesar de ter sido batizado na igreja católica não sou católico, sou até meio agnóstico em muitos pontos e tenho mais identificação com a Umbanda e Espiritismo.

Eu posso ser padrinho mesmo assim ou tem que ser católico pra ser? Eu aceitei pela nossa amizade e pra não ficar chato, acho feio recusar algo que demonstra carinho dela para comigo como me escolher pra ser padrinho do filho dela.

eles perguntam
3 6
elas respondem
anônima
20/04/2022 16h38
Eu sou da religião WICCA e vou na igreja cristã. De sábado em sábado faço meu ritual....
anônima
20/04/2022 17h24
Você fez certo em não recusar.Com certeza você é uma pessoa muito importante pra ele ter te convidado.Católico você não precisa ser,só não sei se pode batizar sem ter feito a primeira comunhão...Porque ja ouvi falar que pra casar na igreja a pessoa tem que fazer catequese.Mas talvez pra batismo seja apenas o cursinho que vocês vão fazer pra batizar.Se é que ainda tem...
anônima
06/09/2022 21h04
sim pode
eles respondem
20/04/2022 18h46
Você é batizado, logo não tem empecilho para ser.
Só vai ter que fazer o curso de padrinho e se confessar.

No curso, uma das coisas que o padre fala, é que os padrinhos precisam ajudar na educação católica da criança. Então no seu caso, vai ser um paradoxo.

Isso aconteceu comigo, expliquei ao meu amigo que não tenho religião nem era batizado, mesmo assim ele insistiu. Acabei sendo padrinho.

O padre aceitou sem exigir o batismo e a confissão (ufa!).
20/04/2022 16h52
Se você é batizado na igreja católica pode sim.
20/04/2022 16h56
Da nada não. A religião católica no Brasil é um dos maiores exemplos de sincretismo religioso.
20/04/2022 17h00
Religião ou burocracia
20/04/2022 17h25
Você pode ser o que você quiser.