Não estou perguntando para julgar ou debater. Eu gosto de entender o ponto de vista dos ateus, diante de algumas situações que eu não reagiria bem sem ter fé em algo.
Se tratando de alguém que eu ame, eu apenas vou torcer muito pra que dê tudo certo e obviamente vou me sentir muito mal se o pior vier a acontecer. Mas no fim de tudo o que mais me acalma é justamente saber que um dia tudo acaba, deixarei de existir e minha saudade, junto com todos os outros sentimentos simplesmente deixarão de existir.
"Um dia tudo isso vai acabar" é isso que tenho sempre em mente.
Não tiro esperança, eu tenho um pensamento pessimista sobre morte, então eu iria pensar que provavelmente essa pessoa vai morrer, eu ficaria triste, mas iria aceitar que não tem nada a se fazer.
Perdi a minha avó com câncer e ter esperanças só me fez muito mal, me senti um idiota, ela pegou câncer 2x e demorou muito para morrer, ou seja eu me desgastei durante quase 3 anos ( do primeiro câncer até o dia da morte ), criando falsas esperanças.
Mas isso não me tornou ateu, eu não consigo ter fé em Deus mesmo ( zero fé ), tanto que eu n culpo Deus pela morte da minha avó, eu olho a morte como algo natural e não decisão divina.
Lembrando que vc acreditar no Deus cristão não torna vc imune a doenças ou significa que vc vai ser curado, para isto tem vários exemplos na própria bíblia, desde a história de jó ( um dos homens que tinha mais fé verdadeira em Deus ) e o profeta que curava todo mundo, mas que mesmo com esse dom, morreu de uma doença, acho que é o profeta elias, então vc acreditar em Jesus e no Deus cristão, biblicamente não significa imunidade a doenças e nem que fulano vai ser curado, claro que é bom ter uma fé e acreditar em Deus em situações difíceis.
Da ciência...
Eu não sou atéia, mas não precisa crer em um 'deus' pra se ter esperança. É uma força que vem de dentro de vc, uma energia que vc sente quando vc torce pra tudo dar certo, acreditar mais no lado positivo ao invés do negativo.
Não tiro, não acredito em milagres, então se os médicos disserem que a probabilidade de a pessoa sair daquela situação é de 1%, eu só vou torcer para que aquela pequena porcentagem de chance q a pessoa tem de viver ocorra, mas sem muitas expectativas.
Eu sou bem realista na verdade, minha tia morreu de câncer novembro do ano passado, eu tinha esperanças quando deram o diagnóstico dela falando que o câncer tava no início, mas não era bem verdade, dps que eu soube que já estava avançado e não tinha mais jeito, eu apenas fui realista e pensei "se for pra ela ficar aqui sofrendo que ela vá" não tem como eu achar que ela com um câncer terminal iria se curar do dia pra noite, apenas sou realista com as coisas, mas obviamente que penso positivo.
Pra ser sincera foi melhor assim, ela morreu bem rápido, o câncer dela avançou muito rápido, e ela não "sofreu" muito.
Minha tia tinha muita fé em deus, acreditava muito que ia sair dessa, e quando ela falava pra mim, mesmo sem eu acreditar eu falava pra ela que ela iria sair dessa, enfim, cada um se agarra e acredita naquilo que te dá forças.